Prospecção Tecnológica e Dor Neuropática: perspectiva terapêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v11i5.26985

Palavras-chave:

Dor Neuropática, Dor, Prospecção Tecnológica.

Resumo

O objetivo desta contribuição é apresentar um possível cenário futuro do mercado de desenvolvimento e produção de medicamentos em dor. Analisa-se o estado do tratamento e gerenciamento da dor neuropática, do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico farmacêutico e de tecnologias em saúde, por meio de pesquisa em base de dados de patentes. Para isso foram realizados estudos de prospecção tecnológica no período de 11 anos, de 2006 a 2017. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, concluindo que a tecnologia apresenta maior uso nos países da América do Norte, Europa e Ásia, onde os investimentos e desenvolvimento de pesquisa em medicamentos são maiores. Dessa forma, é possível verificar que os EUA são os maiores depositadores de patentes e artigos científicos, com um significante número de desenvolvimento de anti-inflamatórios e analgésicos, assim como antidepressivos, muito utilizados no tratamento. Já no Brasil, é observado um crescimento ao longo dos anos, porém ainda possui um pequeno número de patentes.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keicyane Aguiar da Silva, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Graduanda em Farmácia da Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília

Mani Indiana Funez, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Bacharel em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências pelo Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan (2009). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da Dor, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de cronificação da dor, sinalização celular, opioides, dor e analgesia. Também atua na área de dor e analgesia em saúde do adulto. Na graduação atua nas áreas de Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso, com ênfase na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, e Farmacologia. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da Internacional Association for the Study of Pain e da Associação Brasileira de Enfermagem.

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Química pela FFCLRP, Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Química, na FCFRP, pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Farmacologia, na FMRP (2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em desenvolvimento de fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: química computacional, métodos espectroscópicos, SAR e QSAR, fitoquímica, fisiopatologia da dor, experimentação em modelos de dor inflamatória in vivo, desenvolvimento de analgésicos. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília das disciplinas de Físico-Química Aplicada à Farmácia e Controle Físico-Químico da Qualidade na Faculdade de Ceilândia no curso de graduação em Farmácia. Especialista lato sensu em Tecnologias na Aprendizagem, no Centro Universitário Senac (2016). Editor Sênior do Periódico Dor on line (www.dol.inf.br). Docente responsável pela disciplina de Prospecção Tecnológica do ponto focal UnB/CDT do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT.

 

Referências

AKKARI, A. C. S. et al. Inovação tecnológica na indústria farmacêutica: diferenças entre Europa, os EUA e os países farma-emergentes. Guest. Prod., São Carlos, v. 23, n. 2, p. 365–380, 2016.

ASSOCIAÇÃO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA DE PESQUISA (Interfarma). Guia Interfarma. 2016. Disponível em: <https://www.interfarma.org.br/guia>. Acesso em: 30 abr. 2018.

CUNHA, T. M. et al. Dor inflamatória Tratado de dor. Publicação da sociedade brasileira para estudo da dor. 1. ed., vol. 1. Rio de janeiro: Atheneu, 2017. p. 283–299.

FERREIRA, S. H, et al. Dor inflamatória. Dor, princípios e prática. vol. 1. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 268–279.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Base de dados on-line. [2018]. Disponível em: <https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchBasico.jsp>. Acesso em: 15 jan. 2019.

MAYERHOFF, Z. D. V. L. Uma análise sobre os estudos de prospecção tecnológica. Rio de Janeiro: INPI. 2008.

ORBIT INTELLIGENCE. Base de dados on-line. [2018]. Disponível em: <https://www.orbit.com>. Acesso em: 15 jan. 2019.

PERRETTI, Mauro et al. Resolution Pharmacology: Opportunities for therapeutic innovation in inflammation. Trends Pharmacological Sciences, London, v. 36, n. 11, p. 737–755, nov. 2015.

SISIGNAMO, M.; PARNHAM, M. J.; GEISSLINGER, G. Drug repurposing for the developement of novel analgesics. Trends Pharmacological Sciences, Frankfurt, Germany, v. 37, n. 3, p.172–183, mar. 2015.

TIBBS, G. R.; POSSON, D. J.; GOLDSTEIN, P. A. Voltage-gated ion channels in the pns: novel therapies for neuropathic pain? Trends in Pharmacological Sciences, New York, v. 37, n. 7, p. 522–542, jul. 2016.

WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION (WIPO). PATENTSCOPE: base de dados on-line. [2018]. Disponível em: <https://patentscope.wipo.int/search/pt/search.jsf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Silva, K. A. da, Funez, M. I., & Nascimento, P. G. B. D. (2018). Prospecção Tecnológica e Dor Neuropática: perspectiva terapêutica. Cadernos De Prospecção, 11(5), 1491. https://doi.org/10.9771/cp.v11i5.26985

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos