O Desenvolvimento do Turismo e a Inserção das Tecnologias: um estudo prospectivo
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i3.26976Palavras-chave:
Turismo, Tecnologia, Prospecção.Resumo
Este trabalho realiza uma prospecção das tecnologias aplicadas ao turismo, sobretudo no que se refere aos sistemas e métodos de processamento de dados. Busca-se levantar informações que possam contribuir para o Plano de Desenvolvimento do Turismo no Brasil, especificamente para a diretriz “investimento em inovação”. Realiza-se uma avaliação da inteligência tecnológica por meio de busca patentária em bases nacional e internacionais e de revisão bibliográfica em artigos científicos. A principal contribuição do trabalho está relacionada à identificação do comportamento da tecnologia e dos estágios de maturidade tecnológica e às temáticas e especificidades dos estudos científicos, patentes e registros de softwares. Os resultados mostram os diferentes patamares em que se encontram os países, principalmente a posição vantajosa dos países asiáticos nessa tecnologia, e evidenciam que o desafio para o Brasil é ampliar a discussão e refinar as estratégias, de forma a direcionar esforços para as tendências tecnológicas.
Downloads
Referências
AGÊNCIA EFE. El turismo mundial crece un 6 % en 2017, según la OMT. 2018. Disponível em: <https://www.efe.com/efe/espana/portada/el-turismo-mundial-crece-un-6-en-2017-segun-la-omt/10010-3487824>. Acesso em: 12 jun. 2018.
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional do Turismo 2018/2022: mais emprego e renda para o Brasil. 2018a. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/images/mtur-pnt-web2.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.
BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo injetou US$ 163 bilhões no Brasil em 2017. 2018b. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11037-turismo-injetou-us$-163-bilh%C3%B5es-no-brasil-em-2017.html>. Acesso em: 11 jun. 2018.
COUTINHO, L. et al. O Turismo no Brasil: Panorama Geral, Avaliação da Competitividade e Propostas Políticas para o Setor. Neit-IE- 140, Unicamp, 2006. Disponível em: <http://www.eco.unicamp.br/neit/pesquisas/145-menu-principal/483-o-turismo-no-brasil-panorama-geral-avaliacao-da-competitividade-e-propostas-de-politicas-publicas>. Acesso em: 12 jun. 2018.
DEITEL, A. et al. Internet e word wide web: como programar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
KORRES, G. M. The role of innovation activities in tourism and regional growth in Europe. Tourismos: an international multidisciplinary journal of tourism, [S.l.], n. 1, v. 3, p. 135-152, 2008.
MARTINS, C. et al. A relação entre os clusters de turismo e tecnologia e seus impactos para o desenvolvimento local: um estudo bibliométrico da produção científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, n. 1, v. 10, p. 65-88, 2016.
SCHERTLER, W. Tourismus als Informationsgeschä. Vienna: Ueberreuter, 1995.
SEVRANI, K.; ELMAZI, L. Ict and the changing landscape of tourism distribution-a new dimen-sion of tourism in the global conditions. Journal of Tourism, [S.l.], n. 6, p. 22-29, 2008.
SIGALA, M. New technologies in tourism: From multi-disciplinary to anti-disciplinary advances and trajectories. Tourism Management Perspectives, [S.l.], n. 25, p. 151-155, 2018.
TAIT, T. F. C.; TRINDADE, J. T. P. Aspectos sociais da informática. 2. ed. Maringá: Eduem, 2005.
WORLD TOURISM ORGANIZATION. UNWTO – Tourism Highlights. 2016. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/estat%C3%ADsticas-e-indicadores/estat%C3%ADsticas-e-indicadores-turismo-mundial.html>. Acesso em: 11 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.