A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23266Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais, Prospecção Tecnológica, Ensino no Brasil.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal prospectar tecnologias focadas em educação, por meio de pesquisa bibliográfica e de busca de patentes. Visa apresentar um estudo sobre a maturidade de tecnologias educacionais, comparando-as no âmbito do cenário patentário, das tendências desse mercado e dos principais atores desse mercado, utilizado-se o software Questel Orbit®, que identificou 73.849 famílias de patentes relacionadas com o tema, cujas análises e projeções foram consubstanciadas nos gráficos apresentados. Demonstrou, por meio de pesquisa bibliográfica, as principais tendências mundiais sobre o assunto e uma análise comparativa entre os resultados: de busca de patentes e de dados bibliográficos. Ao final, o estudo contribui para informar a maturidade em que se encontram as diversas tecnologias educacionais e a possibilidade de sua aplicação no sistema educacional brasileiro como forma de contribuir para sua melhoria.
Downloads
Referências
ABREU, P. H. B de. Games e educação: potência de aprendizagem em nativos digitais.
142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de
Fora, Universidade Federal de Minas Gerais, Juiz de Fora, 2012.
ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola. Campinas: Avercamp, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNAD). 2016. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Do micilios_continua/Mensal/Comentarios/pnadc_201612_comentarios.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2017.
FREEMAN, A.; ADAMS BECKER, S.; HALL, C. 2015 NMC Technology Outlook for Brazilian Universities: a horizon project regional report. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Guia de Tecnologias Educacionais da Educação Integral e Integrada e da Articulação da
Escola com seu Território. Organização de Paulo Blauth Menezes. 2013. Brasília (DF): Ministério da Educação.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. Gastos diretos por programa. 2016. Disponível em:
<http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaGDProgramaPesquisaProg rama.asp?Ano=2016&Valor=165460514042688&textoPesquisa=Educa%E7%E3o>. Acesso em: 4 jul. 2017.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. Rev., atual e ampl. São Paulo: Érica, 2012.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.