A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23266

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Prospecção Tecnológica, Ensino no Brasil.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal prospectar tecnologias focadas em educação, por meio de pesquisa bibliográfica e de busca de patentes. Visa apresentar um estudo sobre a maturidade de tecnologias educacionais, comparando-as no âmbito do cenário patentário, das tendências desse mercado e dos principais atores desse mercado,  utilizado-se o software Questel Orbit®, que identificou 73.849 famílias de patentes relacionadas com o tema, cujas análises e projeções foram consubstanciadas nos gráficos apresentados. Demonstrou, por meio de pesquisa bibliográfica, as principais tendências mundiais sobre o assunto e uma análise comparativa entre os resultados: de busca de patentes e de dados bibliográficos. Ao final, o estudo contribui para informar a maturidade em que se encontram as diversas tecnologias educacionais e a possibilidade de sua aplicação no sistema educacional brasileiro como forma de contribuir para sua melhoria.


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Biografia do Autor

Áurea Valéria de Andrade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

UFAL/IQB/PROFNIT

Danisson Luiz dos Santos Reis, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

UFAL/IQB/PROFNIT

Liliane dos Santos Mota da Fonsêca, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

UFAL/IQB/PROFNIT

Raphael Bezerra Falcão de Almeida, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

UFAL/IQB/PROFNIT

Renata Fonseca de Gomes Pereira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

UFAL/IQB/PROFNIT

Sílvia Beatriz Beger Uchôa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

UFAL/IQB/PROFNIT

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

Andrade, Áurea V. de, Reis, D. L. dos S., Fonsêca, L. dos S. M. da, Almeida, R. B. F. de, Pereira, R. F. de G., & Uchôa, S. B. B. (2018). A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro. Cadernos De Prospecção, 11(2), 547. https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23266

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento