MONITORAMENTO TECNOLÓGICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO AÇAÍ NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i1.23187Palavras-chave:
Euterpe oleracea.Açaí. MonitoramentoTecnológico.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo realizar um mapeamento tecnológico do açaí, levando em consideração bases patentárias, primeiramente no Brasil e posteriormente em âmbito internacional, buscando identificar quais patentes e artigos estariam relacionadas ao uso do açaí no setor alimentício. Para a prospecção utilizou-se os sistemas de base de dados INPI e WIPO além de artigos científicos publicados na revista eletrônica SciELO, usando os termos: euterpe andoleracea, acai, euterpe and oleracea and acai, (euterpe and oleracea) or acai. Foram encontrados 75 depósitos no INPI entre os anos de 1993 a 2014, 52 no WIPO entre 2007 a 2016 e 181 artigos na SciELO entre 1975 e 2016. Do total de 127 depósitos de patentes, somente 18estão relacionadas diretamente ao setor alimentício. Quanto aos artigos, dos 181, apenas 24 estão relacionados ao uso do açaí no setor supracitado.
Downloads
Referências
HOMMA, A. K. O. et al. Açaí: Novos Desafios e Tendências. Amazônia: Ciência e Desenvolvimento. Belém, v. 1, n. 2, jan./jun. 2006.
INPI [Base de dados – Internet]. Instituto Nacional da Propriedade Industrial; 2017. Disponível em: < https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchAvancado.jsp> Acesso em 01 jun. 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Centro de Disseminação da Informação Tecnológica. Guia Avançado para Buscas Específica. Rio de Janeiro, 2015
OLIVEIRA, M. S. P. et al. Cultivo do açaizeiro para produção de frutos. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, Circular técnica, n. 26. 2002. 18 p.
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA). Potencialidades Regionais, Estudo de Viabilidade Econômica, Açaí, Sumário Executivo. Manaus: ISAE/FGV, 2003.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Seção de Atendimento ao Usuário. Operadores Booleanos. São Paulo, 2015
WIPO [Base de dados – Internet]. World Intellectual Property Organization; 2017. Disponível em: < https://patentscope.wipo.int/search/pt/advancedSearch.jsf> Acesso em 01 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.