Prospecção Tecnológica do “Coffee” and “Green Coffee”: análise de patentes na área alimentícia e área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23077

Palavras-chave:

Café verde, Ácido clorogênico, Prospecção tecnológica.

Resumo

Considerando que os estudos de prospecção tecnológica têm demonstrado sua importância para o desenvolvimento do conhecimento científico, a presente pesquisa buscou informações sobre a série histórica e avanços associados aos descritores “café verde” ou “green coffee”. Foram também utilizados outros descritores, tendo sido empregados na seção título (title) e/ou resumo (abstract) com refinamento nas reivindicações (claims), obtendo-se dessa forma a triagem final dos resultados. Dos bancos de dados consultados para patentes depositadas concedidas e artigos publicados destacaram-se o PatSeer com 2.211 e o Lens com 1.378 documentos. De acordo com a Classificação Internacional de Patentes (CIP) analisada, foram encontrados 108 e 101 depósitos de patentes para as classificações A61K* e A23K*, respectivamente. No âmbito empresarial, a General Foods Corp depositou 178 patentes e a Nestec SA 144 patentes. Voltando o olhar para as nações, os EUA se apresentam como o maior depositário possuindo 177 patentes nacionais seguido da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) com 66 patentes. O resultados apresentaram grande número de depósitos de patentes nas áreas: “alimentos funcionais” e cosmecêuticas, alavancando os depósitos de patentes nos períodos de 1985 a 1991 e 2015 a 2016, aqui chamados de primeiro e segunda período de explosões de patente com o café verde.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Moura Nutels, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas, mestrando pelo PROFNIT polo UFAL. Possui experiência com atividades de propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação.

Amanda Barbosa Wanderley, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário CESMAC (2014.2). Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Análises Farmacêuticas e de Alimentos-LAFA sob orientação do professor Drº Ticiano Gomes do Nascimento. Pesquisa de prospecção com Café Verde (Green Coffee). Desenvolve projeto de pesquisa que visa a Padronização de extratos e microcápsulas Spray-Dryer de Justicia pectoralis (chambá), contendo extrato bruto de Justicia pectoralis, atuando com técnicas como, analise térmica (TG, DTA), técnicas espectroscópicas (UV-vis e FTIR), ensaios microbiológicos (MIC), toxicológico e atividade antioxidante de compostos fenólicos

Arthur Luy Tavares Ferreira Borges, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Aluno de graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisa de inovação como Tema café verde e é aluno PIBITI no qual desenvolve pesquisa para lançamento de produtos a base de café verde.

José Rodrigo Arruda, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Aluno especial do Programa de pós-graduação em ciências farmacêuticas da UFAL. Possui graduação em FARMÁCIA pelo CESMAC (2008). Especialista em Hematologia e Hemoterapia (2016) pela UNIT (2016). Pós-graduando em Citologia Clínica pela UNIT (2017). Pós-graduando em Análises Microbiológicas e Parasitológicas pelo CESMAC (2017).

Mailde Jessica Liodoro Santos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Estudante concluinte do Ensino Médio no Colégio Nunila Machado (São Miguel dos Campos - AL) e graduanda em Bacharelado em Farmácia na Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no Campus A. C. Simões (Maceió-AL). Aluna bolsista MEC e desenvolve pesquisa de inovação com cápsulas de café verde e e capsulas de própolis vermelha.

Sâmia Andrícia Souza da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de Alagoas. Orientadora de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento e identificação estrutural de substâncias naturais. Bem como, em estudos no âmbito da fitoterapia, uso de plantas medicinais e controle de qualidade de drogas vegetais.

Eliane Aparecida Campesatto, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Graduação em Farmácia pela Universidade Paranaense (1996), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Professora titular do Centro Universitário de Maringá nas disciplinas de Farmacologia para os Cursos de Farmácia e Nutrição, Farmacoterapêutica para Odontologia e Toxicologia Geral e Clínica para Farmácia (1998-2008). Coordenadora dos Cursos de Especialização em farmacologia e em Manipulação Farmacêutica do Cesumar (1998-2008). Atualmente Professora Adjunta do Setor de Farmacologia da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (ICBS-UFAL). Orientadora do Mestrado em Ciências Farmacêuticas - ESENFAR (UFAL). Orientadora de alunos em Trabalhos de conclusão de Curso, PIBIC e Projetos de extensão. Orienta nas áreas de Dor, Inflamação e cicatrização e Uso racional de Medicamentos.

Pierre Barnabé Escodro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná-Curitiba-PR , com conclusão em 1997. Em 2001 concluiu Especialização em Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMVZ-UNESP) . Mestrado em Medicina Veterinária na Área de Clínica Cirúrgica Veterinária pela FMVZ-UNESP(2004).É doutor em Ciências na área de Biotecnologia pelo Programa de Pós -Graduação do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) .De 2001 a 2008 atuou como Diretor Clínico da VETPOLO Consultoria Veterinária, Pesquisa e Saúde Ltda, em Indaiatuba-SP. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas, onde é Lider do GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EQUÍDEOS (GRUPEQUI-UFAL).Orientador no Curso de Mestrado em Inovação e Tecnologia Integradas à Medicina Veterinária para o Desenvolvimento Regional-UFAL e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de tecnologia para inovação em rede nacional ( profnit.org.br), ponto focal UFAL.

Tatiane Luciano Baillano, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005), mestrado em Química e Biotecnologia, área de concentração Físico-química (cristalografia de raios X) pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e doutorado em Física Aplicada (Biomolecular) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunto IV na Universidade Federal de Alagoas no Instituto de Química e Biotecnologia onde desenvolve projetos de pesquisa na área de química de proteínas e cristalografia de pequenas e macromoléculas. Orientadora do PROFNIT polo UFAL. Tem experiência na área de Química com ênfase em Química do Estado Condensado, atuando nos temas: cristalografia de raios X com aplicação em Química Medicinal, Biologia Estrutural, Química do Estado Sólido e Inovação Tecnológica envolvendo principalmente compostos orgânicos e produtos tecnológicos.

Silvia Beatriz Beger Uchoa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984) ; mestrado em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Química e Biotecnologia - Área de concentração Fisico-Quimica, pelo Instituto de Quimica e Biotecnologia da UFAL (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Alagoas e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFNIT - Ponto Focal UFAL. Foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Programas Especiais da PROPEP/UFAL, coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI de 2010 a janeiro de 2016. Tem experiência nas áreas de Construção Civil e em Eletroquímica, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Ensaios de Corrosão e Durabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais de construção, propriedades do concreto, durabilidade de estruturas de concreto armado e patologias de fachadas de edificios. Foi vice-coordenadora do FORTEC Regional NE de abril de 2010 a abril de 2012. Atualmente integra o Conselho Fiscal do FORTEC e é suplente no Conselho Fiscal da ANPROTEC.

Josealdo Tonholo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

Josealdo Tonholo é Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Foi bolsista de Pós-Doutorado CNPq, no Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Prof. G.D. Wilcox(2013-2014). Foi Diretor da ANPROTEC-Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (2003-2009). Desde 2015 exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Ticiano Gomes do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Bolsista do CNPq em Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora nível 2 - CA 82. Pos-doc em purificação e identificação de metabólitos secundários da própolis vermelha de Alagoas usando CLAE-preparativo e GC-MS e LC-Orbitrap-FTMS. Estudos de fingerprinting, autenticidade e sazonalidade da própolis vermelha usando software de metabolômica (open Format) pela University of Strathclyde/Glasgow-UK. Professor Associado III da Universidade Federal de Alagoas. Leciona nas disciplinas Farmacotécnica, Análises Farmacêutica, Controle de Qualidade de Fármacos e Medicamentos e Estágio curricular em Medicamentos / Alimentos. Foi coordenador do curso de Farmácia no período junho de 2006 a março de 2009. Orientador de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFAL, Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFAL e pelo PROFNIT - Polo UFAL. Atualmente é revisor da Revista Brasileira de Farmacognosia, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Journal of Chromatography B, Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis e Food Chemistry. Tem experiência na área de Farmácia Industrial, com ênfase em Desenvolvimento de Pré Formulados e Formulados Sólidos, e Semi-Sólidos, Estudo de Estabilidade de Medicamentos e Bioequivalência (etapa analítica); atuando principalmente com as seguintes técnicas analíticas: análise térmica (DSC, DTA, Termogravimetria), Infravermelho (Médio e NIR), Dissolução Intrínseca, Cinética e Perfil de Dissolução e CLAE (CLAE-UV-DAD, CLAE-UV-MS-MS). Vem atuando no desenvolvimento e validação de metodologias analíticas e produtos para saúde a base de própolis vermelha de Alagoas e fitoterápicos (cúrcuma longa), Guaco (Mikania glomerata) , frutas tropicais e medicamentos sintéticos.

Referências

AGUIAR, J.; ESTEVINHO, Berta Nogueiro; SANTOS, L. Microencapsulation of natural antioxidants for food application – The specific case of coffee antioxidants – A review. Trends in Food Science & Technology, [S.l.], v. 58, p. 21–39, 2016.

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION et al. National diabetes statistics report, 2014. Estimates of diabetes and its burden in the epidemiologic estimation methods. Natl Diabetes Stat Rep, [S.l.], p. 2009–2012, 2014.

AMPARO, Keize Katiane dos Santos; RIBEIRO, Maria do Carmo Oliveira; GUARIEIRO, Lilian Lefol Nani. Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 195–209, 2012.

BABOVA, Oxana; OCCHIPINTI, Andrea; MAFFEI, Massimo E. Chemical partitioning and antioxidant capacity of green coffee (Coffea arabica and Coffea canephora) of different geographical origin. Phytochemistry, [S.l.], v. 123, p. 33–39, 2016.

BMC [Base de dados – Internet]. Biomedical Central; 2017. Disponível em: < https://www.biomedcentral.com/> Acesso em 20 abr. 2017.?????

CANO-MARQUINA, A.; TARIN, J. J; CANO, A. The impact of coffee on health. Maturitas, [S.l.], v. 75, n. 1, 2013. Doi:10.1016/j.maturitas.2013.02.002.

CHOI BK, PARK SB, LEE DR, LEE HJ, JIN YY, YANG SH, SUH JW. Green coffee bean extract improves obesity by decreasing body fat in high-fat diet-induced obese mice. Asian Pac J Trop Med. 2016 Jul;9(7):635-43. doi: 10.1016/j.apjtm.2016.05.017.

COSTA, Mariana de Campos da. Compostos bioativos e atividade sequestrante de radicais livres de quatro cultivares do Coffea arabica L. em diferentes estádios de maturação dos frutos. 2015. Dissertação (Mestrado Ciência dos Alimentos) – DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO. UNESP, Araraquara, 2015.

DÓREA, José G.; DA COSTA, Teresa Helena M. Is coffee a functional food?. British Journal of Nutrition, Cambridge, v. 93, n. 6, p. 773–782, 2005.

ESPACENET [Base de dados – Internet]. European Patent Office; 2017. Disponível em: < https://worldwide.espacenet.com/> Acesso em 04 abr. 2017.

ESQUIVEL, Patricia; JIMÉNEZ, Víctor M. Functional properties of coffee and coffee by-products. Food Research International, [S.l.], v. 46, n. 2, p. 488–495, 2012.

FAO. Food and Agriculture Data. FAOSTAT. FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS, 2007.Disponível em: <http://www.fao.org/faostat>.Acesso em: 5 jul. 2017.

FARAH, Adriana et al. Chlorogenic acids from green coffee extract are highly bioavailable in humans. The Journal of nutrition, EUA, v. 138, n. 12, p. 2309–2315, 2008.

FROST-MEYER, Nancy J.; LOGOMARSINO, John V. Impact of coffee components on inflammatory markers: A review. Journal of Functional Foods, [S.l.], v. 4, n. 4, p. 819–830, 2012.

GETACHEW, Adane Tilahun; CHUN, Byung Soo. Molecular modification of native coffee polysaccharide using subcritical water treatment: Structural characterization, antioxidant, and DNA protecting activities. International Journal of Biological Macromolecules, [S.l.], v. 99, p. 555–562, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (INPI) [Base de dados – Internet]. 2017. Disponível em: <https://www.inpi.gov.br/> Acesso em: 6 abr. 2017.

JESZKA-SKOWRON, Magdalena; STANISZ, Ewa; DE PEÑA, Maria Paz. Relationship between antioxidant capacity, chlorogenic acids and elemental composition of green coffee. LWT-Food Science and Technology, [S.l.], v. 73, p. 243–250, 2016.

JIANG, Xiubo; ZHANG, Dongfeng; JIANG, Wenjie. Coffee and caffeine intake and incidence of type 2 diabetes mellitus: a meta-analysis of prospective studies. European journal of nutrition, [S.l.], v. 53, n. 1, p. 25–38, 2014.

KOCADAĞLI, Tolgahan; GÖKMEN, Vural. Effect of roasting and brewing on the antioxidant capacity of espresso brews determined by the QUENCHER procedure. Food Research International, [S.l.], v. 89, p. 976–981, 2016.

LIANG, Ningjian et al. Interactions between major chlorogenic acid isomers and chemical changes in coffee brew that affect antioxidant activities. Food Chemistry, [S.l.], v. 213, p. 251–259, 2016.

LIANG, Ningjian; KITTS, David D. Role of chlorogenic acids in controlling oxidative and inflammatory stress conditions. Nutrients, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 16, 2015.

LUDWIG, Iziar A. et al. Coffee: biochemistry and potential impact on health. Food & function, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 1695–1717, 2014.

MAYERHOFF, Zea Duque Vieira Luna. Uma análise sobre os estudos de prospecção tecnológica. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 1, n. 1, p. 7–9, 2009.

MOREIRA, Maria Eliza de Castro. Avaliação do potencial farmacológico de café (Coffea arabica L.) verde e torrado. 2013. 114 f. Tese (Doutorado em Ciência dos Alimentos) – PRPG, Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, 2013.

NATURE [Base de dados – Internet]. Nature. 2017. Disponível em: <http://www.nature.com/nature/index.html />. Acesso em: 20 abr. 2017.

O'KEEFE, James H. et al. Effects of habitual coffee consumption on cardiometabolic disease, cardiovascular health, and all-cause mortality. Journal of the American College of Cardiology, [S.l.], v. 62, n. 12, p. 1043–1051, 2013.

PANUSA, Alessia et al. Recovery of natural antioxidants from spent coffee grounds. Journal of agricultural and food chemistry, [S.l.], v. 61, n. 17, p. 4162–4168, 2013.

PATSEER [Base de dados – Internet]. Global Patent Search and Analysis; 2017. Disponível em:<https://patseer.com/>. Acesso em: 12 abr. 2017.

RIBEIRO, Ingridy Simone et al. Composição química e atividade antioxidante de subprodutos da indústria cafeeira. 2015. Disponível em: <http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/3607>. Acesso em: 18 set. 2018.

RUSTENBECK, I. et al. Effect of chronic coffee consumption on weight gain and glycaemia in a mouse model of obesity and type 2 diabetes. Nutrition & diabetes, [S. l.], v. 4, n. 6, p. e123, 2014.

SCIELO [Base de dados – Internet]. Scielo; 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org/php/index.php>. Acesso em: 19 abr. 2017.

SCIENCE DIRECT [Base de dados – Internet]. Elsevier; 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2017.

SCOPUS [Base de dados – Internet]. Scopus; 2017. Disponível em: <https://www.scopus.com/>. Acesso em: 18 abr. 2017.

SILVA, Luciano Luiz et al. Parametrização das condições de obtenção do extrato do café verde e torrado com CO2 supercrítico. Coffee Science, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 65–75, 2015.

SILVA, Polyanna Alves et al. Quality assessment of coffee grownin Campos Gerais, Minas Gerais State, Brazil. Acta Scientiarum. Technology, [S. l.], v. 36, n. 4, p. 739–744, 2014.

STELMACH, Ewelina; POHL, Pawel; SZYMCZYCHA-MADEJA, Anna. The content of Ca, Cu, Fe, Mg and Mn and antioxidant activity of green coffee brews. Food chemistry, [S. l.], v. 182, p. 302–308, 2015.

THE LENS [Base de dados – Internet]. Lens; 2017. Disponível em: < https://www.lens.org/lens//>. Acesso em: 6 abr. 2017.

USPTO [Base de dados – Internet]. Unites State Patent and Trademark Office; 2017. Disponível em: <https://uspto.gov.br/>. Acesso em: 17 abr. 2017.

VIEIRA, Liliana do Céu Gomes. Características fitoquímicas e propriedades antioxidantes do grão de café verde. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) – Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2015.

WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION (WIPO) [Base de dados – Internet]. 2017. Disponível em: <http://www.wipo.int/portal/en/index.html/>. Acesso em: 14 abr. 2017.

WOLSKA, J. et al. Levels of Antioxidant Activity and Fluoride Content in Coffee Infusions of Arabica, Robusta and Green Coffee Beans in According to their Brewing Methods. Biological trace element research, [S. l.], p. 1–7, 2017.

YASHIN, Alexander et al. Antioxidant and antiradical activity of coffee. Antioxidants, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 230–245, 2013.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Nutels, L. M. ., Wanderley, A. B. ., Borges, A. L. T. F., Arruda, J. R., Santos, M. J. L., Silva, S. A. S. da ., Campesatto, E. A. ., Escodro, P. B., Baillano, T. L., Uchoa, S. B. B., Tonholo, J., & Nascimento, T. G. do. (2018). Prospecção Tecnológica do “Coffee” and “Green Coffee”: análise de patentes na área alimentícia e área da saúde. Cadernos De Prospecção, 11(2), 596. https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23077

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos