PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA PRODUÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO POR MEIO DE MICROORGANISMOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v10i4.23042Resumo
O presente trabalho teve a finalidade de abordar a prospecção tecnológica da produção de Ácido Hialurônico (AH) por meio de microrganismos. Foram mapeados em bases de dados internacionais as patentes e artigos sobre a temática, a fim de verificar a maturidade tecnológica e outros aspectos desse processamento microbriano do AH. Dos resultados obtidos constatou-se que a utilização de bactérias é muito comum, especialmente as da espécie Streptococcus sp e sua subespécie Streptococcus zooepidemicus, seguidas da espécie Bacillus sp. Como alternativas, ainda que embrionárias, as leveduras geneticamente modificadas têm surgido como microrganismos alternativos no processo de obtenção de AH, destacando-se a Pichia pastoris. Ao analisar os aspectos da prospecção, conclui-se que a tecnologia de produção de AH por microrganismos quando utilizadas bactérias é madura e embrionária, porém promissora, quando considerado o uso de leveduras recombinantes.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. V. S.; ALMEIDA, M. T. de. Processo biotecnológico de produção de Ácido Hialurônico. 2014. Trabalho Final (Disciplina de Biotecnologia de Alimentos) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciências, Diamantina.
ALMEIDA, M. F. L. de; MORAES, C. A. C. de. Plataformas tecnológicas para fármacos oncológicos: uma abordagem integrada de prospecção como suporte à articulação empresarial com o SNCTI. Parcerias Estratégicas, v. 19, n. 39, p. 7-26, jul./dez. 2014.
CARDOSO, l. g.; SOUZA, C. O. de; GUIMARÃES, A. G. Prospecção tecnológica de patentes sobre a utilização de embalagens antimicrobianas em alimentos. Cadernos de Prospecção, v. 10, n. 1, p. 14-23, jan./mar. 2017.
GOMES, A. M. V. Produção heteróloga de Ácido Hialurônico em Klyuveromyces lactis. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Molecular) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Brasília.
ORBIT Inteligence [Ferramenta de busca de bases de dados – Internet]. Questel; 2017. Disponível em: Acesso em: Jul. 2017.
PAN, N. C. et al. Ácido hialurônico: características, produção microbiana e aplicações industriais. Biochemistry and biotechnology Reports, v. 2, n. 4, p. 42-58, jul./dez. 2013. Disponível em: < www.uel.br/revistas/uel/index.php/bbr/article/download/16567/14195>. Acesso em: 20 jun. 2017.
SERAFINI, M. R.; QUINTANS, J. S. S.; ANTONIOLLI, A. R.; SANTOS, M. R. V.; QUINTANS JUNIOR, L. J. Mapeamento de tecnologias patenteáveis com o uso da hecogenina. Revista Geintec, v.2, n.5, p.427-435, 2012.
WEB OF SCIENCE [Base de dados – Internet]. Clarivate Analytics; 2017. Disponível em: <https://webofknowledge.com> Acesso em jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.