COOPERAÇÃO INTRA-ACADÊMICA: PESQUISADOR-AGENTE APOIANDO PESQUISADOR-EMPREENDEDOR

Autores

  • Gisele Rodrigues Atayde Universidade de São Paulo
  • Daniel Capaldo Amaral Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17764

Palavras-chave:

Academic Spin-off, Researcher-agent, Academic Entrepreneurship.

Resumo

Inúmeros são os apoios externos que auxiliam pesquisadores com potencial empreendedor para lançamento de novas tecnologias desenvolvidas dentro da academia ao mercado. Este artigo propõe um novo modelo de cooperação utilizando membros internos da universidade para o apoio no desenvolvimento de spin-offs. Através de um estudo de caso de uma spin-off acadêmica robótica, descreve-se o modelo de cooperação utilizado para conclusão de um estudo mercadológico. Relata-se as características do ambiente acadêmico, desafios e barreiras para a finalização do projeto e o apoio à possível criação de uma estrutura de suporte à inovação que capacite alunos para função de pesquisador-agente no apoio ao empreendedorismo acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Rodrigues Atayde, Universidade de São Paulo

Pesquisadora em gestão de projetos de inovação pela Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq atuando como agente local de inovação pelo Sebrae em Bauru, SP.

Daniel Capaldo Amaral, Universidade de São Paulo

Graduado e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1993 e 1997), doutorou-se em Engenharia Mecânica e obteve o título de livre docente em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos pela Universidade de São Paulo (2002 e 2011 respectivamente). Professor do Departamento de Engenharia de Produção, EESC-USP, desde 2001.

Referências

ARAÚJO, Maria H. et al. Spin-off acadêmico: criando riquezas a partir do conhecimento e pesquisa. Quim. Nova. Belo Horizonte, dez. 2005. p. 26-35.

DATAVIVA, 2015.Acesso em: 22/11/2015. Disponível: http://pt.dataviva.info/

LAGO, R. M.; OLIVEIRA, L. C. A.; CABRAL, P. R. M.; CHENG, LIN CHENG. Spin-off acadêmica: criando riquezas a partir de conhecimento e pesquisa, artigo no volume 28, Química Nova, 2005.

MARTINS, Paula Salomão. Spin-offs da ciência: terras raras do empreendedorismo acadêmico brasileiro? Dissertação para mestrado em Engenharia de Produção, 2014.

MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, São Paulo, v. 17, n. 1, p.216-229, fev. 2007.

O’SHEA, Rory P. ; CHUGH, Harveen; ALLEN Thomas J. Determinants and consequences of university spinoff activity: a conceptual framework. Journal Technology Transfer. 2007.

PAVANI, Claudia. Spin-offs universitárias de sucesso: um estudo multicasos de empresas originárias da escola politécnica da USP e da COPPE da UFRJ. Tese de Doutorado em Administração pela FEA/USP. 2015.

SEBRAE. Cartilha Canvas. Acesso em: 18/12/2015. Disponível: http://www.sebraecanvas.com.br/downloads/cartilha_canvas.pdf/

SHANE, Scott; DOLMANS, Sharon A. M.;JANKOWSKI, Joseph, GREGORIO, Dante di. Why do some universities generate more start-ups than others? Research Policy 32. 2003.

SHANE, Scott et al. Academic entrepreneurship: Which inventors do technology licensing officers prefer for spinoffs?. J Technol Transf, [s.l.], v. 40, n. 2, p.273-292, 2 set. 2014. Springer Science + Business Media. http://dx.doi.org/10.1007/s10961-014-9365-8.

WRIGHT, Mike. Academic entrepreneurship, technology, transfer and society where next? J. Technol Transfer. New York. 2012.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Atayde, G. R., & Amaral, D. C. (2017). COOPERAÇÃO INTRA-ACADÊMICA: PESQUISADOR-AGENTE APOIANDO PESQUISADOR-EMPREENDEDOR. Cadernos De Prospecção, 10(2), 115. https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17764

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento