UMA INOVADORA INTERAÇÃO ENTRE INPI, APEX-BRASIL E O MERCADO: AS MARCAS COLETIVAS “SETORIAIS”

Autores

  • Pablo Regalado Instituto Nacional da Propriedade Industrial
  • Christiano Braga Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
  • Danièle Hervé Instituto Nacional da Propriedade Industrial
  • Patricia Barbosa Instituto Nacional da Propriedade Industrial
  • Paulo Vinhaes Instituto Nacional da Propriedade Industrial

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.074

Palavras-chave:

Inovação, Propriedade Intelectual, Marcas

Resumo

O presente trabalho visa mostrar a interação existente entre Marcas Coletivas requeridas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e os Projetos Setoriais promovidos pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, evidenciando sua aplicabilidade e importância para alavancar as exportações de produtos brasileiros. Para este estudo foram selecionados dois projetos setoriais de segmentos específicos do agronegócio: o apícola e o vitivinícola. Realizou-se uma análise quantitativa das empresas envolvidas em cada projeto, das divisas resultantes das exportações e, principalmente, da propensão a se registrar a marca de natureza coletiva no INPI. Por fim, destacou-se como resultado desta interação o conceito inovador das Marcas Coletivas “Setoriais”.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

Regalado, P., Braga, C., Hervé, D., Barbosa, P., & Vinhaes, P. (2015). UMA INOVADORA INTERAÇÃO ENTRE INPI, APEX-BRASIL E O MERCADO: AS MARCAS COLETIVAS “SETORIAIS”. Cadernos De Prospecção, 8(4), 664. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.074

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento