O PAPEL DA MARCA COMO INSTRUMENTO DE APROPRIAÇÃO DA INOVAÇÃO NO MERCADO DE MEDICAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.027Palavras-chave:
Marcas. Medicamentos. Genéricos. Apropriabilidade.Resumo
A possibilidade das empresas tirarem proveito de suas inovações sofre influência direta do regime de apropriabilidade e da posição de seus ativos complementares. Na indústria farmacêutica não é diferente. A marca exerce um papel fundamental nesse processo, a partir do momento em que, concisa e diretamente, transmite uma mensagem ao mercado, reduzindo os custos de transação no momento de identificar produtos inovadores. Nesse prisma, discute-se de que forma a marca permite um aumento do nível de exclusão dos demais agentes e garante uma proteção extra após o prazo de vigência conferido às patentes de medicamentos ou enquanto dure o segredo industrial. Questiona-se também se a proteção trazida pelos instrumentos de propriedade intelectual, que garantem exclusividade sobre as inovações, é ou não suficiente para garantir o retorno dos investimentos realizados no desenvolvimento de fármacos, além de otimizar o lucro do investidor, questões essas que se encontram cada vez mais atuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-31
Como Citar
Motta, F. P., Souza, M. do N., & Palomino, M. E. P. (2015). O PAPEL DA MARCA COMO INSTRUMENTO DE APROPRIAÇÃO DA INOVAÇÃO NO MERCADO DE MEDICAMENTOS. Cadernos De Prospecção, 8(2), 235. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.027
Edição
Seção
Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.