CARACTERIZAÇÃO DE APOIOS ESTADUAIS ÀS REDES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.069Palavras-chave:
Redes, Propriedade Intelectual, Capacitação para a InovaçãoResumo
Uma rede é composta por diversos atores e consiste na reunião destes de forma participativa em torno de objetivos comuns. Neste sentido, a RMPI realizou um estudo das Redes de Propriedade Intelectual (PI) existentes no Brasil, utilizando uma abordagem qualitativa dos dados e informações disponíveis das mesmas. Verificou-se a existência de 14 redes de PI no país. Contatou-se que as redes de PI vêm ganhando importância no contexto da inovação no país, não apenas no fato destas redes reunirem parte significativa da gestão da PI nacional, mas também por serem os principais loci de capacitação dos agentes de inovação dos NITs das ICTs. O cenário percebido traduz uma realidade de alta rotatividade destes agentes, por suas atividades ainda não estarem profissionalizadas, além de um quadro de significativa dependência do apoio financeiro estaduais às redes para que estas se mantenham, retratando a ausência de políticas institucionais efetivas no contexto da inovação.Downloads
Referências
APRESENTAÇÃO DA REDE NORTE. Disponível em: <http://www.cesupa.br/redenorte/apresentacao.asp>. Acesso em: 15 mai. 2013.
AUGUSTO, C. Conquistar sustentabilidade financeira e qualificar recursos humanos são alguns dos principais objetivos dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no Brasil. Revista Locus, Ano XVIII, n°68/69, set. 2012.
BEM-VINDO A REDE NIT-CE. Disponível em: <http://www.redenitce.com.br/>. Acesso em: 28 mai. 2013.
CLEMENTE, R. G.; LAROVERE, R. L.; RENAULT, T.; CARDOSO, V. P&D e inovação para micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro - como criar um ambiente de inovação nas empresas. Rio de Janeiro, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, 2008. 268p. Disponível em: <http://www.redetec.org.br/publique/templates/htm/redetec/img/livro_pd.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2013.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DESTAQUES. Disponível em: <http://www.redetec.org.br/redeseprogramas/redestematicas/repict/default.aspx>. Acesso em: 08 mai. 2013.
EVENTOS DA REDE. Disponível em: <http://www.redemineirapi.com/novo/eventos-da-rede/>. Acesso em: 08 mai. 2013.
REPPITTEC – Rede de Pesquisa e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Disponível em: <http://www.reppittec.org.br/home/secao.asp?id_secao=1074&id_unidade=1>. Acesso em: 15 mai. 2013.
INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS. Disponível em: <http://www.redetec.org.br/institucional/instituicoesassociadas.aspx>. Acesso em: 29 mai. 2013.
NIT MANTIQUEIRA - Quem somos. Disponível em: <http://www.nitmantiqueira.org.br/quem-somos-topo>. Acesso em: 05 jun. 2013.
PORTAL DA INOVAÇÃO. Disponível em: <http://www.portaldainovacao>. Acesso em: 08 mai. 2013.
REDE DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DE ALAGOAS. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/nit/eventos/rede-de-propriedade-intelectual-de-alagoas>. Acesso em: 12 jun. 2013.
REDE PARANAENSE DE GESTÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL. Disponível em: <http://nitpar.pr.gov.br/files/2007/10/PARANA_IP_NETWORK.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2013.
REPITTEC. Disponível em:<http://www.fapesb.ba.gov.br/?page_id=213>.Acesso em: 03 jun. 2013.
RGPIINFORMA. Disponível em: <http://www.sedetec.ufrgs.br/rgpi/rgpi.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2013.
SEMINÁRIO INOVASÃO PAULO SERÁ DIA 29 NA FAPESP. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/14781>. Acesso em: 25 jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.