ANÁLISE DO GRAU DE INOVAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SERGIPANAS SOB O PRISMA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Diego Araujo Reis Universidade Federal de Sergipe
  • Manoel Messias da Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2014.007.050

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Tecnologia da Informação, Micro e Pequenas Empresas, Radar da Inovação.

Resumo

O bom desempenho das empresas é obtido por meio de uma gestão inovadora e eficiente. A realização do Planejamento Estratégico (PE) e a utilização da Tecnologia da Informação (TI) podem colaborar decisivamente para um maior grau de desenvolvimento das empresas, já que são ferramentas que favorecem a gestão do negócio. O objetivo desta investigação é verificar se as MPEs da cadeia produtiva da Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe que executam o PE conseguem ter uma avaliação melhor nas notas do Radar Inovação, e, consequentemente, obter uma nota de avaliação superior à observada para as MPEs que não desenvolvem planejamento estratégico. O presente trabalho utilizou como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica e de levantamento. Foram utilizadas técnicas estatísticas: Média Aritmética Simples e o Desvio Padrão. Com base nos resultado é possível identificar uma média superior na nota de grau de inovação obtida pelas MPEs que realizam o PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Araujo Reis, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Substituto do Departamento de Economia da UFS. Atuou como Técnico de Pesquisa vinculado ao Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC – PETROBRAS UN-SE/AL), na elaboração do Diagnóstico Socioeconômico, Ambiental dos Municípios de Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu. Trabalhou como Consultor de Inovação na Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) no projeto Mobilização Empresarial pela Inovação.

Manoel Messias da Silva Oliveira

Economista formado pela Universidade Federal de Sergipe. Foi Agente Local de Inovação pelo Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Sergipe. Atualmente é Agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Downloads

Publicado

2014-12-21

Como Citar

Reis, D. A., & Oliveira, M. M. da S. (2014). ANÁLISE DO GRAU DE INOVAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SERGIPANAS SOB O PRISMA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Cadernos De Prospecção, 7(4), 493. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2014.007.050

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento