REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE LEITURA E ESCRITA
Palavras-chave:
Diretoras, Representações sociais, Leitura e Escrita, Gestão escolar, Educação básicaResumo
O presente texto fundamenta-se nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici (1925-2014), e tem como objetivo analisar as representações sociais (RS) de diretoras da educação básica sobre o ensino e aprendizagem de leitura e escrita nos nonos anos do ensino fundamental. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como base teórica a TRS (Moscovici, 2015) e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com duas diretoras da rede pública de ensino. Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Os resultados apontam que, para as diretoras, a leitura e a escrita são percebidas como competências essenciais para a formação dos estudantes, frequentemente associadas ao desempenho escolar e aos índices de avaliação externa. Contudo, observamos certa distância entre o discurso e as práticas efetivas de incentivo à leitura e à escrita, revelando tensões entre as concepções pedagógicas e as demandas burocráticas da gestão. Concluímos que as RS das diretoras sobre leitura e escrita influenciam diretamente as ações desenvolvidas nas escolas, sendo, portanto, fundamentais para a construção de práticas pedagógicas mais integradas e significativas.
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