A SIMBOLOGIA DAS HORCRUXES NA SAGA HARRY POTTER
REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E IMPLICAÇÕES NARRATIVAS
Palavras-chave:
Simbologia, Cirlot, Harry Potter, Horcruxes, Lorde das TrevasResumo
Este artigo consiste no estudo dos símbolos da (i)mortalidade na saga Harry Potter, de Joanne Kathleen Rowling. Enquanto ainda era um bebê, Harry, um jovem bruxo inglês, sofreu uma terrível perda: a morte de seus pais. Desde então, o garoto tem sido submetido a duros testes de sobrevivência, de bravura e de caráter. A morte, para muitos, não significa apenas o fim, mas o início de uma era desconhecida e, por isso, os humanos a temem. Assim, esta pesquisa consiste na análise dos arquétipos da morte que ameaça constantemente a vida do garoto; das diversas simbologias das Horcruxes, objetos que, por intermédio de magia negra, são capazes de aprisionar parte de uma alma dividida e manter a essência do ser vivo independente do que ocorra com o seu corpo. Tais elementos, que subsistiram pelos séculos, representam para seus detentores a possibilidade de viver eternamente. Diante disso, este estudo pretende discutir as representações da mortalidade e da imortalidade através desses símbolos, ponderando sobre como a literatura prepara o homem para seu fim através da discussão sobre o medo da morte; e como a ficção encontra meios de transgredir a lei absoluta do fim criando alegorias para uma imortalidade almejada pelo homem frente à sua finitude. Como aporte teórico, utilizou-se Assy (2007), Cirlot (1984), Chevalier e Gheerbrant (2009), Colbert (2001), Pelisoli (2006), Pignatari (2004) e Santaella (1986).
Downloads
Referências
ASSY, Nájla. O duplo na literatura: reflexão psicanalítica, 2007. Disponível em: http://www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=2931. Acesso em 16 de jan. de 2025.
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução Vera da Costa e Silva [et al.].24. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de Símbolos. São Paulo: Editora Moraes, 1984.
COLBERT, David. O mundo mágico de Harry Potter. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
PELISOLI, Ana Claudia Munari Domingos. Harry Potter: um chamado ao leitor. Projeto de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Letras. Porto Alegre, setembro de 2006.
PIGNATARI, Décio. Semiótica & Literatura. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
ROWLING, Joanne Katheleen. Harry Potter e a ordem da fênix. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
___________________________. Harry Potter e o cálice de fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
___________________________. Harry Potter e o enigma do Príncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.