ASPECTOS DA VOZ NARRATIVA EM “NO POMAR”, DE VIRGINIA WOOLF

Autores

  • Lucas Leite Borba

Palavras-chave:

Narrador; Conto; Virginia Woolf

Resumo

Esse artigo visa analisar o conto “No pomar” (2023), de Virginia Woolf, tendo como foco a natureza do narrador. O conto compõe-se de três seções que narram uma mesma cena utilizando perspectivas diferentes. Observaremos quais técnicas são utilizadas e quais são os impactos desses usos na interpretação do texto. Um das problemáticas a serem desenvolvidas nesse artigo baseia-se no modo como o narrador woolfiano parece distanciar-se da perspectiva humana, narrando a natureza pela natureza. Investigar-se-á, portanto, os códigos que identificam os diferentes tipos de narrador, como o de uma perspectiva não-humana da natureza, e como a forma do conto está imbricada ao seu conteúdo. Como fundamentação teórica serão utilizadas as obras de Susan Lanser (1992) para discutirmos o caráter da voz narrativa empregada por Woolf, e como isso se reflete na representação da natureza na obra; e The Modernist Anthropocene (2022) do Peter Adkins, para formular como se dá a caracterização do não-humano na obra da autora. Com fins de discutir as estruturas do conto, partiremos de Piglia (2004), para pensar de que forma Virginia Woolf subverte a máxima do autor de que todo conto apresenta duas tramas/histórias, e no que essa subversão implica para a leitura da obra. Se para o autor o conto narra duas histórias, argumentamos que nesse texto em específico Virginia Woolf entrecruza mais de duas tramas, sob uma perspectiva não-humana, buscando uma alternativa experimental, ao invés de seguir a tradição, para tecer uma narrativa, da nossa perspectiva, antiautoritária, nas palavras de Lanser (1992).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADKINS, Peter. The Modernist Anthropocene: Nonhuman Life and Planetary Change in James Joyce, Virginia Woolf and Djuna Barnes. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2022.

BENNET, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham & London: Duke University Press, 2010.

GOLDMAN, Jane. The Cambridge Introduction to Virginia Woolf. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

JOPLIN, Patricia Klindienst. The Authority of Illusion: Feminism and Fascism in Virginia Woolf's "Between the Acts". South Central Review. v. 6, n. 2, p. 88-104, 1989.

LANSER, Susan Lanser. Fictions of Authority: Women Writers and Narrative Voice. New York: Cornell University Press, 1992.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WOOLF, Virginia. No pomar. In: WOOLF, Virginia. Contos completos. Tradução de Leonardo Fróes. São Paulo: Editora 34, 2023.

WOOLF, Virginia. Mr. Bennet and Mrs. Brown. In: WOOLF, Virginia. Selected Essays. Oxford: Oxford University Press, 2009.

WOOLF, Virginia. Ficção moderna. In: Mulheres e ficção. Tradução de Leonardo Fróes. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Borba, L. L. (2025). ASPECTOS DA VOZ NARRATIVA EM “NO POMAR”, DE VIRGINIA WOOLF. Inventário, (37), 277–288. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62623

Edição

Seção

Artigos