UM OLHAR ECOSSOCIALISTA SOBRE 'MAN' DE STEVE CUTTS

UMA ANÁLISE CRÍTICA DO IMPACTO AMBIENTAL DO CAPITALISMO

Autores

Resumo

O curta-metragem "Man" (2012), de Steve Cutts, apresenta uma narrativa crítica visual incisiva à lógica do sistema capitalista e à alienação provocada pela sociedade de consumo. Este estudo tem como objetivo analisar as representações simbólicas da exploração ambiental e humana no filme, à luz dos princípios do ecossocialismo. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica qualitativa, com base em análise bibliográfica e netnográfica, fundamentada nos aportes teóricos de Soares (2021) e Sousa (2021).  A análise revela como o curta denuncia os efeitos desumanizantes da produção em massa e o descarte desenfreado de recursos naturais, elementos que remetem à crítica ecossocialista do modo de produção capitalista. Os resultados da análise apontam que, ao expor as contradições do progresso industrial, o filme se alinha a uma perspectiva ecossocialista que defende a justiça socioambiental, a superação das desigualdades e a construção de um modelo econômico baseado na sustentabilidade e na participação democrática. Assim, Man se configura como uma poderosa metáfora audiovisual que denuncia o colapso ambiental e social em curso, ao mesmo tempo em que convida à reflexão sobre alternativas possíveis e necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo do Vale Ortiz

Graduado em Letras - Português pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), com sólida experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atualmente, complemento minha formação cursando Pedagogia no Instituto Cotemar desde 2017. Sou membro ativo do Grupo de Leitura, Ensino e Discurso (LED) na Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, onde desenvolvo pesquisas relevantes. Detenho o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), consolidando minha expertise acadêmica e contribuindo para o avanço do conhecimento na área.Minha trajetória profissional inclui destacada atuação como Professor de Língua Portuguesa na Maple Bear Canadian School - Porto Velho, onde lecionei nos anos iniciais, anos finais e High School, evidenciando minha versatilidade pedagógica e adaptabilidade a diferentes níveis de ensino. Além disso, exerci a função de Professor de Leitura, Interpretação e Elaboração de Texto (LIET) na FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), contribuindo para o desenvolvimento das competências linguísticas e interpretativas dos estudantes. Ademais, fui professor de Língua Portuguesa no curso preparatório pré-miliar UNIBE na cidade de Porto Velho.Atualmente, amplio meu escopo de atuação acadêmica como professor de LIET na Faculdade Metropolitana de Rondônia, onde continuo a contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e produção textual dos alunos. Também integro o corpo docente da Faculdade FIMCA como professor de LIET, expandindo minha participação no ensino superior.

Sorhaya Chediak, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - (PUC/SP)

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), Especialização em Linguística Aplicada à Produção de texto - UNIRON (2006), Graduação em Letras/Português e suas respectivas Literaturas (UNIR - 2003) e curso técnico integrado ao médio em Magistério. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. É pesquisadora do Grupo de Leitura, Ensino e Discurso LED e participa também do grupo de pesquisa NEHLI - Núcleo de Estudos Históricos e Literários (IFRO) e do Grupo de ERA, Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos. Possui experiência em docência em todos os níveis da educação básica e em Formação Docente. Atualmente atua como como formadora educacional na área de formação de professores, revisora de textos desenvolve projetos educacionais para a Educação Básica, especialmente na área de Língua Portuguesa.

Referências

CIDREIRA-NETO, Ivo; RODRIGUES, Gilberto Gonçalves. Relação homem-natureza e os limites para o desenvolvimento sustentável. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, v. 6, n. 2, p. 142-156, 2017.

LÖWY, Michael. Ecossocialismo: o que é, por que precisamos dele, como chegar lá. 2021.

MALDONADO, Efendy Emiliano. Ecossocialismo indoamericano. Em Debate, n. 9, p. 56-73, 2013.

MAN. Produção de Steve Cutts. Reino Unido: S.I, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WfGMYdalClU. Acesso em: 16 maio 2024.

MARIANO, Zilda Fátima et al. A relação homem-natureza e os discursos ambientais. Revista do Departamento de geografia, v. 22, p. 158-170, 2011.

MORIMOTO, Clayson; SALVI, Rosana Figueiredo. As percepções do homem sobre a natureza. In: Encontros de Geologos da América Latina, Montividel. Atas, p. 1-10, 2009.

OLIVEIRA, Ana Maria Soares de. Relação homem/natureza no modo de produção capitalista. PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho, v. 3, 2002.

QUINTANA, Ana Carolina; HACON, Vanessa. O desenvolvimento do capitalismo e a crise ambiental. O social em questão, n. 25/26, p. 427-444, 2011.

RODRIGUES, Arlindo Manuel Esteves. Ecossocialismo: uma utopia concreta estudo das correntes ecossocialistas na França e no Brasil. 2015. 262f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

SCHORR, Janaína Soares; ROGERIO, Marcele Scapin; COPETTI NETO, Alfredo. A Crise Ambiental Na Era Da Globalização: Como Consolidar O Desenvolvimento Sustentável? Revista Direito à Sustentabilidade, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 3, p. 52-62, 26 nov. 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/direitoasustentabilidade/article/view/13339. Acesso em: 16 maio 2024.

SOARES, Samara Sousa Diniz; STENGEL, Márcia. Netnografia e a pesquisa científica na internet. Psicologia USP, v. 32, p. e200066, 2021.

SOUSA, Angélica Silva de; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.

VALLE, Luis Felipe. Reflexões sobre Educação Ambiental e Ecossocialismo no Brasil pós-pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 4, p. 195-207, 2022.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Ortiz, C. E. do V., & Sorhaya Chediak. (2025). UM OLHAR ECOSSOCIALISTA SOBRE ’MAN’ DE STEVE CUTTS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO IMPACTO AMBIENTAL DO CAPITALISMO . Inventário, (37), 76–90. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62417

Edição

Seção

Artigos