PARA ALÉM DA GRAMÁTICA
PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ESCOLAR SIGNIFICATIVA
Resumo
O ensino de Língua Portuguesa no Brasil, apesar dos avanços nas teorias linguísticas e de contar com diretrizes como a BNCC e os PCN, continua preso a moldes tradicionais, tendo geralmente a gramática normativa e suas nomenclaturas como guia. Desse modo, o objetivo deste artigo é elencar, de modo geral, o que seria necessário para uma educação linguística escolar significativa. Para isso, utilizamos uma metodologia bibliográfica fundamentada em pesquisadores(as) do tema, como Bagno (2005, 2011) e Antunes (2003, 2007), no intuito de investigar possíveis caminhos que a escola pode seguir para se reinventar nesse âmbito. Com isso, observamos que o ideal, no estudo da língua, seria partir do texto, visando o contato com os mais diversos gêneros, em atividades de leitura e escrita que possibilitassem aos alunos não apenas saber ler e escrever, mas saberem como e em que situações utilizar a língua, ou seja, que eles passem por um processo de letramento, o qual possa lhes permitir o exercício pleno de sua cidadania.
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Referências
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