EXPERIÊNCIA MÍSTICA EM “MISS ALGRAVE”, DE CLARICE LISPECTOR

Autores

Resumo

Clarice Lispector (1920-1977) é uma escritora que figura o cânone da literatura nacional brasileira. Entre seus escritos, os quais perpassam diversos gêneros literários, destaca-se a sua produção de contos. “Miss Algrave” é um dos contos que compõe a coletânea A via crucis do corpo, e retrata sobre a personagem homônima, uma mulher que vive numa Inglaterra cheia de restrições e moralidades de dogma cristão. Até que, em uma noite de sábado, participa de uma experiência mística marcado pelo erótico com um ser de Saturno, Ixtlan, que lhe tira a virgindade e transforma a vida de Miss Algrave completamente. Assim, o presente artigo empreende uma leitura sobre o conto levando em consideração a ascese vivenciada pela personagem feminina antes da experiência mística e a experiência mística em si. Esta discussão, portanto, é pautada em teóricos que discutem a relação entre literatura e experiência religiosa, ou que estudam sob um viés filosófico a obra clariciana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Santana Ariston Sacramento, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos pelo Pos-Afro/UFBA, do qual sou Bolsista CAPES.  Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Língua Estrangeira Moderna - Inglês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), também sou Mestre em Literatura e Cultura (PPGLitCult/UFBA).

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Sacramento, D. S. A. (2023). EXPERIÊNCIA MÍSTICA EM “MISS ALGRAVE”, DE CLARICE LISPECTOR. Revista Inventário, (32), 123–134. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/55921

Edição

Seção

Artigos