MUDANÇAS HISTÓRICAS NA CONDIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

DO TRABALHO FAMILIAR A UM PROBLEMA SOCIAL

Autores

  • Ramiro Rodrigues Coni Santana Centro Universitário Maurício de Nassau

Resumo

A participação de crianças na vida comunitária e familiar através do trabalho foi um fato social em diferentes culturas e épocas históricas. No entanto, entre o final do século XVIII e início do século XIX, inicia-se como parte das novas relações de trabalho nas sociedades industriais a exploração do trabalho na infância, que tornou o trabalho infantil um problema social com graves consequências para crianças, adolescentes e famílias. No presente artigo, discute-se as mudanças no status do trabalho infantil sob uma perspectiva histórica. O trabalho infantil, inicialmente uma atividade familiar e doméstica, ao transformar-se em mazela social grave, exigiu de estados e organizações a construção de marcos regulatórios e estratégias de erradicação que foram sendo gradualmente implementadas. Alguns movimentos pioneiros em países europeus e no contexto norte-americano são apresentados. O trabalho infantil no Brasil colonial e no Brasil republicano também são discutidos. No caso brasileiro a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) representou um marco significativo na garantia de direitos de crianças e adolescentes e foi um importante instrumento jurídico no combate ao trabalho infantil. No entanto, discute-se que tensões têm sido geradas uma vez que uma perspectiva proibitiva e fiscalizadora do trabalho infantil pode implicar em embates com práticas culturais pautadas no trabalho e que têm a participação das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramiro Rodrigues Coni Santana, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (2017) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (2023), com período sanduíche na Sigmund Freud Privatuniversität em Viena, Áustria (2020). Atuação profissional como docente de ensino superior, psicólogo clínico e supervisor. Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) do Conselho Federal de Psicologia. Interesse nos tópicos: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Cognitiva, Psicologia Cultural, Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica e Prática Baseada em Evidências em Psicologia.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Coni Santana, R. R. (2023). MUDANÇAS HISTÓRICAS NA CONDIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: DO TRABALHO FAMILIAR A UM PROBLEMA SOCIAL. Revista Inventário, (32), 37–57. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/55644

Edição

Seção

Artigos