AERONAUTA

UM PÉ NO CÉU E OUTRO NA TERRA

Autores

Resumo

Este texto propõe realizar uma breve resenha do livro Aeronauta (2020) da escritora baiana Ângela Vilma. É uma coletânea de crônicas selecionadas e organizadas por    Emmanuel Mirdad sob o selo editorial da editora baiana Mondrongo. As crônicas nos convidam a rir da nossa condição humana e do nosso cotidiano.Nestes textos selecionados a literatura é um bálsamo, ela faz o exercício de cura. As crônicas permitem “[...] amenizar essa solidão desgraçada” (VILMA, 2020, p.176) presente em cada um de nós. É importante sinalizar também que "[...] tudo converge para o feminino" (VILMA, 2020, p.30) neste livro, pois é uma mulher que escreve e desenha o seu retrato no espelho do tempo demonstrando o obsceno ato de envelhecer. Em geral as crônicas selecionadas na obra demonstram que é preciso mais coragem para viver com um pé no céu e outro na terra do que qualquer um imagina. Dedicar à vida aquilo que não pode ser monetizado é trabalho para os fortes. E que se danem os fracos, eles não sabem de nada. Não é mesmo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiana Pereira de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Licenciada em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna (inglês) pela Universidade Federal da Bahia. No período de 2009-2010, atuou como pesquisadora voluntária de IC no Projeto Geografia das Letras sob a orientação da professora Drª Nancy Rita Ferreira Vieira. Nesta ocasião, concentrou sua pesquisa nas memórias do leitor e na formação do sujeito-leitor no âmbito da Universidade. Em 2011, iniciou pesquisa no Projeto Dois finais de séculos na Bahia: cenas de mulheres sob a supervisão da mesma orientadora. Neste projeto, investigou a “escrita de si” na elaboração dos registros de memória produzidos pelas escritoras baianas Ângela Vilma e Renata Belmonte, em seus respectivos blogs: Aeronauta e Vestígios da Senhorita B. Durante o Mestrado (PPGLitCult-UFBA) estabeleceu aproximações entre o estudo de blogs e a prática de escrita feminina em espaço digital, resultando na elaboração da dissertação intitulada: Por uma lírica além do papel: o traço da memória em Ângela Vilma (2016), cuja orientadora foi à professora Drª Nancy Rita Ferreira Vieira /UFBA. É atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia desenvolvendo pesquisa na área da crítica feminista, com ênfase na escritora estadunidense Susan Sontag e sua inserção no panorama intelectual do século XX/XXI.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Freitas, N. P. (2022). AERONAUTA: UM PÉ NO CÉU E OUTRO NA TERRA. Inventário, (30), 262–265. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/50032

Edição

Seção

Resenhas