ITINERÁRIO DA PEÇA O VOO SOBRE O OCEANO DE BERTOLT BRECHT
ENTRE A HOMENAGEM E O CANCELAMENTO
Resumo
O presente ensaio visa analisar o itinerário da peça didática radiofônica Der Ozeanflug: Radiolehrstück für Knaben und Madchen [O voo sobre o oceano: peça didática para rapazes e moça], escrita e encenada pela primeira vez nos anos de 1927 e 1928, pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, a partir de seus pressupostos estéticos e políticos. Tomando-se como ponto de partida a noção de peça didática enquanto peça de aprendizagem, segundo Jeanne-Marie Gagnebin, bem como as noções de Spielraum (“espaço de brincar”), de Walter Benjamin, discute-se como os exercícios didáticos dialogam e aprimoram a trajetória da peça desde seu contexto de surgimento - o cenário social e estético do nacional socialismo alemão, bem como estabelece um paralelo entre a mudança do título da obra e seu conteúdo e a prática do cancelamento no cenário contemporâneo, em um exercício de leitura que incorpora o ponto de vista do observador, atitude fundamental para os exercícios de Brecht.