ITINERÁRIO DA PEÇA O VOO SOBRE O OCEANO DE BERTOLT BRECHT

ENTRE A HOMENAGEM E O CANCELAMENTO

Autores

Resumo

O presente ensaio visa analisar o itinerário da peça didática radiofônica Der Ozeanflug: Radiolehrstück für Knaben und Madchen [O voo sobre o oceano: peça didática para rapazes e moça], escrita e encenada pela primeira vez  nos anos de 1927 e 1928, pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, a partir de seus pressupostos estéticos e políticos. Tomando-se como ponto de partida a noção de peça didática enquanto peça de aprendizagem, segundo Jeanne-Marie Gagnebin, bem como as noções de Spielraum (“espaço de brincar”), de Walter Benjamin, discute-se como os exercícios didáticos dialogam e aprimoram a trajetória da peça desde seu contexto de surgimento - o cenário social e estético  do nacional socialismo alemão, bem como estabelece um paralelo entre a mudança do título da obra e seu conteúdo e a prática do cancelamento no cenário contemporâneo, em um exercício de leitura que incorpora o ponto de vista do observador, atitude fundamental para os exercícios de Brecht.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravel Lemos Medrado

Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2016-2020). Ex-bolsista do Programa de Educação Tutoral (PET). Participou do Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI) em língua Alemã. Realizou pesquisa orientada voltada para literatura latina-americana em 2018 e no mesmo ano lecionou literatura para o projeto de ensino Revisando. Atualmente cursando 402 - Licenciatura em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Alemão) pela Universidade Federal da Bahia (2021).

Thereza Junqueira, UFBA


Professora substituta UFBA, Doutora em Literatura e Cultura e Mestre em Direito.

Luiza Barbosa de Sá, UFBA

Bacharelanda em Letras Alemão pela Universidade Federal da Bahia. Professora em formação pelo Núcleo Permanente de Extensão em Letras e integrante do grupo de tradução de literatura infanto-juvenil em língua alemã "Um pé lá, um pé cá".

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Lemos Medrado , R. ., de Jesus Santos Junqueira, T., & Barbosa de Sá, L. (2022). ITINERÁRIO DA PEÇA O VOO SOBRE O OCEANO DE BERTOLT BRECHT : ENTRE A HOMENAGEM E O CANCELAMENTO. Revista Inventário, (30), 139–151. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49795

Edição

Seção

Artigos