REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Guilherme Gonçalves de Freitas Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-2897-489X
  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará

Resumo

Claude Lessard e Maurice Tardif são professores canadenses e suas pesquisas têm sido voltadas para a formação e a profissionalização docente. Desse modo, nesta resenha, nosso objetivo é discutir a quarta edição do livro publicado em 2008, intitulado O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana. O manuscrito é composto por sete capítulos e oferece elementos necessários para refletirmos sobre formação e o trabalho docente. Acreditamos que as principais reflexões apresentadas neste importante livro revelam-se fecundas e necessárias para que possamos entender os reais papéis do trabalho docente e todo um processo que envolve o ato de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves de Freitas , Universidade Federal de Goiás

Possui duas graduações, a primeira em licenciatura em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás (2016) e a segunda licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2022). Possui duas especializações, a primeira em Linguística das Línguas de sinais pela Universidade Federal de Goiás (2018) e a segunda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Concluiu o mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2020) com estudo desenvolvido com a escrita das línguas de sinais (ELiS). Atualmente, é Doutorando em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - PPGL/UFG (2021). Atua no ensino superior desde 2018, nas áreas de linguística e ensino de Libras e ELiS. Tem proficiência do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez /Goiás- (CAS/GO ) para atuar como intérprete de Libras. Atuou como voluntário nos jogos olímpicos Rio 2016 na função de intérprete de Libras. Atualmente, é colaborador do grupo de pesquisa do Laboratório de Leitura e Escrita em Língua de Sinais - LALELIS e membro do Grupo de Pesquisa Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais, no qual desenvolve estudos sobre ensino-aprendizagem de Libras/ELiS, formação de professores e inclusão pela Universidade Federal de Goiás.

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

É graduado em Letras pela UFC, especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS, mestre e doutorando em Linguística pelo PPGLin/UFC. Atualmente, é professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (SME) e da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC). Participa do grupo de Estudos em Linguística e Discurso Autobiográfico (GELDA-UFC) e do grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT-UFC).

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Gonçalves de Freitas , G., & Rogiellyson da Silva Andrade, F. (2022). REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE. Inventário, (30), 266–271. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/49738

Edição

Seção

Resenhas