O EDITOR NÃO CONFIÁVEL DE "A MULHER DE BRANCO"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46935

Resumo

Uma conquista formal que se destaca em A Mulher de Branco (1860), de Wilkie Collins, é a grande variedade de narradores, apresentados de tal modo a convertê-los em testemunhas que auxiliam na resolução do crime central do enredo, isto é, a troca das identidades de Laura Fairlie e Anne Catherick. Apesar de esse recurso adornar o texto com um manto de busca desinteressada pela verdade e legitimada pela imitação formal de uma Corte de Justiça, como se seu único objetivo fosse a reconstrução imparcial dos fatos e como se os testemunhos divergentes daqueles dos protagonistas tivessem igual espaço e peso que os demais, propõe-se que, na realidade, a personagem Walter Hartright edita os relatos dos outros narradores, estruturando o romance com mecanismos emprestados das práticas jornalística e, principalmente, jurídica, de modo a amparar a organização e a apresentação que faz das evidências, da maneira que melhor lhe convém para se destacar como o herói de um conflito maniqueísta e justificar sua ascensão social. Em outras palavras, propõe-se que Hartright seja um editor não confiável, que se utiliza de valores elevados, como a busca pela verdade em prol da justiça, e de práticas discursivas análogas, a jornalística e a jurídica, para enaltecer o que foi, em última instância, um ganho próprio.

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Biografia do Autor

Fernando Bufalari , Universidade de São Paulo (USP)

Fernando M. Bufalari é doutorando em Teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, tendo concluído mestrado em Estudos linguísticos e literários em inglês (2018), bem como bacharelado e licenciatura em Letras: Português e Inglês (2014), na mesma instituição. E-mail: fernando.bufalari@gmail.com 

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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Bufalari , . F. (2022). O EDITOR NÃO CONFIÁVEL DE "A MULHER DE BRANCO". Inventário, 1(29), 79–98. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46935

Edição

Seção

Artigos