CRIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NUMA CRÔNICA DE GREGÓRIO DUVIVIER

ENSAIO SOBRE UMA FRÁGIL DEMOCRACIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46894

Resumo

O ensaio debate a criação de um pensamento crítico sobre a democracia brasileira, numa crônica de Gregório Duvivier. Desse modo, explora os conceitos de representação e criação literárias, através da figura do narrador na crônica. Propõe a crônica como lugar de pensamento político e criação artística, numa zona híbrida entre literatura e jornalismo opinativo. A discussão está embasada em conceitos de Gilles Deleuze e Félix Guattari quanto à subjetividade e à criação artística. Enfrenta-se as teorias clássica de representação a partir de Jacques Rancière e Aristóteles. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Souza de Oliveira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Daniel Souza de Oliveira é mestrando do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da UFBA, em Salvador. É orientando da Prof.ª Dra. Cássia Lopes. Pesquisa a crônica brasileira, em sua dimensão política, diante das crises históricas, estruturais e contemporâneas.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

Oliveira, D. S. de. (2022). CRIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NUMA CRÔNICA DE GREGÓRIO DUVIVIER: ENSAIO SOBRE UMA FRÁGIL DEMOCRACIA. Revista Inventário, 1(29), 247–259. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.46894

Edição

Seção

Ensaios