NECESS´ÁRIO VOS É NASCER DE NOVO... COMO ANIMAIS

SOBRE AS ALEGORIAS EM O AMANTE DE LADY CHATTERLEY

Autores

  • Hêmille Raquel Santos Perdigão Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.45933

Resumo

O presente trabalho apresenta uma leitura do romance “O Amante de Lady Chatterley”, de D.H. Lawrence, analisando os excertos em que há alegorias de animais, as quais se contrapõem ao fascínio pela mecanização predominante no período em que se passa o enredo, a saber o início do século XX. Tal mecanização é representada pela cadeira de rodas do personagem Clifford, a qual, embora seja um objeto supervalorizado pelo seu dono, aparece, no enredo, com limitações e em cenas nas quais há animais e seres humanos com desempenho superior ao do objeto. O objetivo deste trabalho é apontar como as alegorias de animais em oposição às limitações da cadeira de roda têm, no romance de Lawrence, a função de representar o desejo dos personagens por constituir hierarquias, de modo a terem quem lhes obedeça. As alegorias representam, também, a ânsia por vida nova, que é o cerne de toda a narrativa. A conclusão foi que as alegorias animais são, de fato, recorrentes, e apontam para as expectativas que os personagens têm para si e para aqueles com quem se relacionam. Em função disso, as alegorias animais se distinguem, no decorrer da história, de acordo com o estado em que se encontra cada personagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestranda em Letras da linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

Perdigão, H. R. S. (2022). NECESS´ÁRIO VOS É NASCER DE NOVO. COMO ANIMAIS: SOBRE AS ALEGORIAS EM O AMANTE DE LADY CHATTERLEY . Revista Inventário, 1(29), 187–205. https://doi.org/10.9771/revin.v0i29.45933

Edição

Seção

Artigos