O ORAL COMO OBJETO DE ENSINO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Palavras-chave:
Desenvolvimento Oral, Ensino de Língua Portuguesa, BNCC.Resumo
O presente trabalho buscou investigar quais dimensões para o desenvolvimento da expressão oral dos alunos são propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, usamos, como aporte teórico, os estudos sobre a oralidade de autores como Dolz, Schneuwly e Haller (2004), Marcuschi (2004, 2005), Assunção, Mendonça e Delphino (2013), Carvalho e Ferrarezi (2018) e a pesquisa sobre as dimensões ensináveis do oral realizada por em Leal, Brandão e Lima (2012). Metodologicamente, este estudo se configura como uma análise documental (LÜDKE e ANDRÉ, 2012), a qual se deu a partir do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados evidenciaram que a dimensão para o desenvolvimento do oral mais abordada na BNCC foi a da produção e compreensão de gêneros orais, ao passo que também apontou para uma progressão nas habilidades sugeridas para o ensino do oral, principalmente naquelas destinadas aos anos finais do ensino fundamental.Downloads
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