RAP E O TRANSATLÂNTICO: POÉTICAS DE IDENTIDADE

Autores

  • Fernanda Scheluchuak Dias UNESP Araraquara
  • Paulo Scheluchuak Dias Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Transatlântico, Rap, Identidade, Poesia Contemporânea

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões pautadas na interdisciplinaridade entre as áreas de História e Letras. Deste modo, tendo como cenário as relações do transatlântico, o caráter histórico de identidade, postulado por Stuart Hall, foi retomado. A partir dessa conceituação, procuramos contextualizar as origens do rap até os dias atuais, pois esse gênero musical torna-se mais relevante quando realçamos sua característica militante, onde ele continua figurando como um instrumento de manifesto de poetas negros e periféricos. Nesse sentido, os estudos de Maria Ligia Prado e Roberto Camargos foram trabalhados para pensar a questão identitária dentro do hip hop, e também trazemos as contribuições dos pensamentos de Antonio Candido e Glauco Mattoso sobre poesia, sobretudo a abordada, pautada nas experiências em sociedade. Dessa maneira, aplicamos essas ideias ao analisar duas músicas do grupo de rap paulistano, Racionais MCs. Assim, é da identificação e interpretação dessas produções que foi possível compreender como a poesia do rap ora é refúgio, ora discurso de denúncia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Scheluchuak Dias, UNESP Araraquara

Bacharela e Licenciada em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara. Atuou como pesquisadora no Grupo de Pesquisas em Estudos do Léxico - GPEL, situado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara. Possuiu vínculo de Iniciação Científica PIBITI/CNPq na modalidade Sem Bolsa, no período de 2015 a 2016 com o projeto: "Etiquetagem e organização de um corpus de textos escritos em língua espanhola". Posteriormente, no período de Março de 2016 a Fevereiro de 2017 foi bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo com o projeto "Lexicografia e Corpus textual: Da etiquetagem dos textos à seleção de contextos de uso com fins lexicográficos". Atualmente está na Pós-Graduação em Estudos Literários pela UNESP Araraquara, focada em poesia brasileira moderna e contemporânea. A pesquisa é na área de literatura comparada, com a poesia de Oswald de Andrade e Roberto Piva, a fim de estudar e compreender como a cidade de São Paulo reflete na escrita de ambos.

Paulo Scheluchuak Dias, Universidade de São Paulo

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (2019).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Scheluchuak Dias, F., & Scheluchuak Dias, P. (2020). RAP E O TRANSATLÂNTICO: POÉTICAS DE IDENTIDADE. Inventário, (26), 183–204. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38448

Edição

Seção

Artigos