RAP E O TRANSATLÂNTICO: POÉTICAS DE IDENTIDADE
Palavras-chave:
Transatlântico, Rap, Identidade, Poesia ContemporâneaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões pautadas na interdisciplinaridade entre as áreas de História e Letras. Deste modo, tendo como cenário as relações do transatlântico, o caráter histórico de identidade, postulado por Stuart Hall, foi retomado. A partir dessa conceituação, procuramos contextualizar as origens do rap até os dias atuais, pois esse gênero musical torna-se mais relevante quando realçamos sua característica militante, onde ele continua figurando como um instrumento de manifesto de poetas negros e periféricos. Nesse sentido, os estudos de Maria Ligia Prado e Roberto Camargos foram trabalhados para pensar a questão identitária dentro do hip hop, e também trazemos as contribuições dos pensamentos de Antonio Candido e Glauco Mattoso sobre poesia, sobretudo a abordada, pautada nas experiências em sociedade. Dessa maneira, aplicamos essas ideias ao analisar duas músicas do grupo de rap paulistano, Racionais MCs. Assim, é da identificação e interpretação dessas produções que foi possível compreender como a poesia do rap ora é refúgio, ora discurso de denúncia.