LIVROS & ETC. NA OBRA DE CAETANO VELOSO

Autores

  • Leonardo David de Morais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Palavras-chave:

Caetano Veloso, Livros, Música

Resumo

Elemento fulcral para a disseminação e consolidação de expressões e valores culturais há alguns séculos, o livro, além de ter servido como esteio decisivo à reprodução da linguagem escrita, foi alçado da condição de suporte a tema não somente no campo literário. Esse objeto, marco indelével do imaginário moderno, também vem sendo explorado em manifestações estéticas diversas como a música, o cinema e as artes plásticas. Na produção do cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso, a figura do livro não se apresenta circunscrita a suas canções. Veloso, além de se expressar de maneira brilhante a partir da linguagem musical, ousou se arriscar pelas sendas da escrita. Autor de livros nos quais foram editados textos de variados gêneros como o ensaio, a entrevista, a poesia e o manifesto, além de uma autobiografia, o músico baiano tem exercido o ofício das letras paralelamente à própria trajetória musical. Um recorte desse duplo trajeto será entrevisto ao longo desta análise. Inter-relacionando partes do texto autobiográfico Verdade Tropical (1997) e faixa do álbum musical Livro (1997) junto a uma série de paratextos vinculados a tais constructos o percurso desta investigação apresenta-se norteado por algumas linhas teóricas, a saber: reflexões sobre o conceito de livro, propostas por Gilles Deleuze, Félix Guattari (1995) e Michel Melot (2012); ponderações sobre as figurações do livro, do leitor e do autor, registradas por Jorge Luis Borges (1999), Ítalo Calvino (2015); a taxionomia da paratextualidade desenvolvida por Gérard Genette (2009). A partir de tais lentes, este trabalho intenciona vislumbrar nesse corpus extraído da obra de Caetano Veloso tematizações acerca do livro tomando como ponto de partida as materializações das figuras do autor, do leitor, do próprio livro e seus múltiplos agentes. O objetivo é contribuir para a reflexão crítica sobre esse objeto tão caro ao imaginário cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo David de Morais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É mestre pela mesma instituição e graduado em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas Literaturas) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Seus interesses de investigação incluem atualmente os estudos sobre os processos de edição, a poesia de língua portuguesa moderna e contemporânea, as relações entre a literatura e outras artes e mídias, as tecnopoéticas e os estudos culturais. Possui experiência profissional na educação básica como professor de Literatura, Língua Portuguesa e Língua Espanhola na rede privada de ensino, em Belo Horizonte. Ministrou também disciplinas relacionadas a sua área de atuação na graduação e na pós-graduação, além da prestar serviços como revisor e tradutor.

Referências

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 1996.

BARBOSA; Orestes; CALDAS, Sílvio. “Chão de estrelas”. In: Nova história da música popular brasileira. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BORGES, Jorge Luís. “O livro”. In: Obras completas. v.4. SP: Globo, 1998.

_________________. “A Biblioteca de Babel”. In: Obras completas. v.1. SP: Globo, 1998.

BENJAMIN, Walter. “Desempacotando minha biblioteca”. In: Imagens do pensamento: sobre o haxixe e outras drogas. Tradução: João Barrento. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.

CALVINO, Ítalo. Se um viajante numa noite de inverno. SP: Companhia das Letras, 1999.

CASTLEMAN, Riva apud SILVEIRA, Paulo. “Definições e indefinições do livro de artista”. In: A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista [online]. 2ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia Vol. 2 SP: Editora 34, 1995.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

LISPECTOR, Clarice. “Felicidade clandestina”. In: Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MELOT, Michel. Livro,. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

RAJEWSKY, Irina. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaís (Org). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona, 2012.

STENDHAL, H.B. O vermelho e o negro. Coleção Obra prima de cada autor. São Paulo: Editora Martin Claret, 2008.

VELOSO, CAETANO. Livro. São Paulo: Polygram, 1997. 1 CD (53 min.).

_________. “Livros”. In: Livro. São Paulo: Polygram, 1997. 1 CD (53 min.).

_________. Verdade tropical. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

_________. ‘Verdade tropical’: os 20 anos da ‘autobiografia’ de Caetano Veloso. Disponível em: http://www.nexojornal.com.br/estante/trechos/2017/10/26/%E2%80%98Verdade-tropical%E2%80%99-os-20-anos-da-%E2%80%98autobiografia%E2%80%99-de-Caetano-Veloso. Acesso: 20/11/2018.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Morais, L. D. de. (2021). LIVROS & ETC. NA OBRA DE CAETANO VELOSO. Inventário, (27), 138–153. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38418

Edição

Seção

Artigos