ANÁLISE DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DA MARCA FABER CASTELL SOB A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS DO DISCURSO

Autores

  • Luiz Guilherme de Brito Arduino Mestre em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.
  • Denise de Oliveira Espindola Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.

Palavras-chave:

Linguagem, relações dialógicas, gênero propaganda, Faber Castell

Resumo

O tema deste trabalho é a propriedade dialógica do gênero discursivo anúncio publicitário, especificamente de um anúncio da marca Faber Castell. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar a relação dialógica dos discursos presentes nos dois anúncios publicitários da marca Faber Castell: “Aquarela” e “Caras e Cores”. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa, que permitiu a análise dos anúncios selecionados no que se refere ao tema, ao estilo, à estrutura composicional, à ideologia, à interdiscursividade, à intertextualidade e às possibilidades que as mídias digitais atuais oferecem. Verificou-se que, tais anúncios se caracterizam principalmente pela intertextualidade na categoria de paródia, e que a marca adotou a temática da diversidade em sua comunicação mais recente, devido a temática apresentar uma abundante discussão no contexto sócio-histórico atual. Os resultados dessa pesquisa contribuem para os estudos atuais sobre discurso e argumentação no gênero anúncio publicitário ao explicitar as relações dialógicas que se estabelecem nas peças publicitárias analisadas.

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Biografia do Autor

Luiz Guilherme de Brito Arduino, Mestre em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Braz Cubas Educação e Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté.

Denise de Oliveira Espindola, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Graduada em Letras pela Faculdades Integradas de Cruzeiro-SP. Atualmente é professora - EEcomendador Oliveira Gomes.

Referências

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Arduino, L. G. de B., & Espindola, D. de O. (2020). ANÁLISE DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DA MARCA FABER CASTELL SOB A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS DO DISCURSO. Revista Inventário, (26), 72–88. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/37952

Edição

Seção

Artigos