VIRGINIA WOOLF NO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alberto Siqueira da Rocha Junior Universidade Federal do Acre
  • Maria Aparecida Oliveira Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Virginia Woolf, Espaço escolar, Contos

Resumo

O presente trabalho visa descrever as experiências obtidas com o projeto de extensão Virginia Woolf no espaço escolar, ocorrido na escola de rede pública Djalma Teles Galdino, localizada na cidade de Rio Branco, Acre. A ação ocorreu no segundo semestre de 2018, a partir do conto A cortina da tia Bá (Nurse Lugton’s Curtain), escrito por Woolf em 1992. Como resultado, os dados foram coletados por meio de teste diagnóstico antes e depois do projeto, observamos a importância da leitura no contexto escolar. A discussão teórica está baseada em Paulo Freire, Kristin Czarnecki, que analisa o conto de Woolf e em Vasconcelos e Matos (2018) que abordam a importância da literatura na sala de aula. É possível concluir, que houve um impacto positivo da obra de Woolf, pois houve uma conexão entre a experiência literária e o cotidiano dos alunos, tornando este trabalho um motor de transformação de suas realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

WOOLF, V. “A cortina da Tia Bá”. In: Contos Completos. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naif, 2000.

MARCUS, J. “Wrapped in the Stars and Stripes: Virginia Woolf in the U.S.A”. South Carolina Review. Vol. 29, No.1. 1996.

CZARNECKI, K. “Who is behind the curtain? Virginia Woof, “Nurse Lugton’s Golden Thimble” and the anxiety of Authorship”. In: Contradictory Woolf. South Carolina: Clemson University Press, 2012.

VASCONCELOS, A. E. P; MATOS, I. M. C. “A literatura na sala de aula no ensino fundamental”. In: Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura. Rio Branco, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

INEP. IDEB – Resultados e Metas, atualizado em 2018. Consulta. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em: 02 de nov. 2019.

REDAÇÃO. Reformada e ampliada, Escola Djalma Teles super meta nacional do Ideb. Agência de Notícias do Acre, Rio Branco, 16 de set. 2010. Disponível em: https://www.agencia.ac.gov.br/reformada-e-ampliada-escola-djalma-teles-supera-meta-nacional-do-ideb. Acesso em: 02 de nov. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Siqueira da Rocha Junior, A., & Oliveira, M. A. (2020). VIRGINIA WOOLF NO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Inventário, (25), 1–8. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34635

Edição

Seção

ARTIGOS EM DESTAQUE