O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LETRAS: UMA TRAJETÓRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Leyla Ely Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó
  • Talita Veridiana Hack Poll Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó

Palavras-chave:

Estágio, trajetória docente, reflexão crítica.

Resumo

Este trabalho apresenta discussões acerca do estágio de docência no curso de Letras Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. O objetivo deste relato é apontar algumas considerações, a partir de experiências vivenciadas pelas autoras, sobre o processo de formação do professor, compreendendo o percurso do estágio como uma trajetória de formação, resultante de um continuum que inicia com uma visão fragmentada da atividade de estágio e se consolida com a compreensão da realidade da profissão. De acordo com Pimenta e Lima (2012), o estágio é o espaço para a reflexão teórica e crítica da atuação docente a partir da realidade escolar. Assim, a experiência de estágio pautada na reflexão crítica permite que o licenciando compreenda melhor sua profissão e aprimore seu senso crítico acerca do processo de ensino-aprendizagem e sobre os conhecimentos adquiridos na academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leyla Ely, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó

Bosista Capes/DS. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Possui graduação em Letras, português e espanhol, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Chapecó.

Talita Veridiana Hack Poll, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó

Bolsista Capes/DS. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. Possui graduação em Letras, português e espanhol, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Chapecó.

Referências

GUARNIERI, Maria Regina. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: ________. Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. - 2. ed – Campinas, SP: Autores Associados; Araraquara, SP: Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciência e Letras Uneso, 2005.

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. ______ (com a colaboração de Rose Karnal). - 1. ed., 2ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2015.

PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2006.

PIMENTA, S.G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Ely, L., & Hack Poll, T. V. (2019). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LETRAS: UMA TRAJETÓRIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Inventário, (23.1), 303–314. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29582

Edição

Seção

Relatos de experiência