ORIXÁS NA LITERATURA DE LÍVIA NATÁLIA: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Joelia de Jesus Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Palavras-chave:

Educação antirracista. Literatura. Religiões negras. Orixás.

Resumo

Neste trabalho discute-se sobre a demonização dos orixás na sociedade brasileira. Para a realização deste estudo, foram analisados dois poemas do livro Correntezas e outros estudos marinhos, da autora Lívia Natália, com o intuito de contrastar a visão estereotipada que se tem a respeito das religiões negras, trazendo a literatura como um dispositivo de desconstrução de preconceitos. É objetivo desta pesquisa, investigar de que maneira os textos poéticos Poema-ebó e Orixá didê, além de valorizar a cultura e a história do povo negro como propõe a lei 10.6639, reverte a imagem demoníaca de Exu. Espera-se, assim, mobilizar debates sobre a criminalização da religiosidade de matriz africana, destacando o papel da educação para mudar a compreensão das pessoas a respeito do culto aos orixás. Em vez de reforçar estereótipos, apresentando a cultura negra de maneira caricata, cabe a escola ensinar aos sujeitos a respeitar às diferenças culturais, levando-os a desenvolver o senso crítico para que sejam capazes de questionar a postura intolerante da sociedade a qual integram.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelia de Jesus Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestranda no Progrma de Pós-Graduação em Crítica Cultural da UNEB.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

BATISDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia de interpretações de civilizações. Trad. Maria Heloisa Capellato. V. 2, São Paulo: Livraria Pioneira, 1971.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: BRASIL. Educação Antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2005.

GÓIS, José Aurino. As religiões de matrizes africanas: o candomblé, seu espaço e seu sistema religioso. Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 29, p. 321-352, jan./mar. 2013.

GOMES, Nilma Lina. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2005.

GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Aletria: Revista de Estudos de literatura, Belo Horizonte, MG, v. 9, p. 38-47. 2002.

GOMES, Nilma Lino. Educação e Relações Raciais: Refletindo sobre Algumas Estratégias de Atuação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MACEDO, Edir. Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?. Rio de Janeiro, Universal Produções, 1987.

MOURA, Glória. O Direito à Diferença. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005

.

NATÁLIA, Lívia. Correntezas e outros estudos marinhos. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2015.

ORO, Ari Pedro. O neopentecostalismo macumbeiro. REVISTA USP, São Paulo, n.68, p. 319-332, dez./fev. 2005-2006.

PRANDI, Reginaldo. As religiões negras do Brasil: para uma sociologia dos cultos afro-brasileiros. REVISTA USP, São Paulo, n. 28, p. 64-83, dez./fev. 1995-1996.

______. Sincretismo católico e demonização do orixá Exu. REVISTA USP, São Paulo, n. 50, p. 46-63, jun./ago. 2001.

SANGIRARDI JR, A. Deuses da África e do Brasil: candomblé & umbanda. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

SILVA, Nelson Fernando Inocêncio. Africanidade e religiosidade: uma possibilidade de abordagem sobre as sagradas matrizes africanas na escola. In: Educação Antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2005.

SOUSA, Francisca Maria do Nascimento. Linguagens escolares e reprodução do preconceito. In: Educação Antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2005.

SOUZA, Maria Elena Viana. Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 289-301, maio/ago. 2012.

VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas africanas dos Orixás. Trad. Maria Aparecida da Nóbrega. 4ª ed. Salvador: Corrupio, 1997.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Santos, J. de J. (2019). ORIXÁS NA LITERATURA DE LÍVIA NATÁLIA: DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Inventário, (23.1), 137–148. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29577

Edição

Seção

Artigos