O ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO DE MEDIAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÃO DE UM EPISÓDIO DA GUERRA GRANDE EM ÁGUAS ATÁVICAS (2013), DE MARCOS FAUSTINO

Autores

  • Adenilson de Barros de Albuquerque Instituto Federal do Paraná
  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Romance histórico, Guerra Grande, A Retirada da Laguna, Literatura comparada, América Latina.

Resumo

Este artigo busca elencar as bases teóricas que levaram ao conceito de romance histórico contemporâneo de mediação (FLECK, 2017). Trazemos, para tanto, elementos historiográficos relacionados à Guerra Grande (1864-1870), especialmente o evento histórico conhecido por Retirada da Laguna, e a leitura do romance Águas atávicas (2013), de Marcos Faustino. Nessa obra, linguagem, estrutura e o diálogo com o livro de Visconde de Taunay – cujo título é homônimo ao evento específico narrado – são instâncias que se misturam, de maneira que não devemos confundi-la com os romances históricos clássicos, os romances históricos tradicionais, os novos romances históricos ou a metaficção historiográfica. Oferecer ferramentas para a leitura de obras híbridas entre história e ficção é um meio de nos aproximar mais criticamente dos pressupostos elementares de nossa condição latino-americana. Conhecê-la é um passar, portanto, também pela via da literatura, largamente relacionada com o passado do continente, seus conflitos internos e vínculos colonialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adenilson de Barros de Albuquerque, Instituto Federal do Paraná

Professor de Língua Portuguesa e Espanhola no Instituto Federal do Paraná/campus Umuarama. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Unioeste/Cascavel-PR. Bolsista CAPES "Doutorado Sanduíche", recepcionado pela Dra. María Rosa Lojo (Universidad del Salvador/Buenos Aires-AR). Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, coordenado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Colaborador dos projetos de extensão “Estudos das teorias contemporâneas de análise literária – segunda fase” e “Literatura, História, Memória e Sociedade: estudos das inter-relações e suas dinâmicas – segunda fase”, vinculado ao PELCA – Programa de Ensino de Literatura e Cultura/PROEX-Unioeste-Cascavel. E-mail: adenilsonbar@gmail.com

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da UNIOESTE/Cascavel-PR/Brasil na Graduação em Letras, nas áreas de Literatura e Cultura Hispânicas, na Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico e Doutorado) nas áreas de Literatura Comparada e Tradução e no Mestrado Profissional – Profletras – Cascavel/PR na área da Literatura Infanto-juvenil. Pós-doutor em Literatura Comparada e Tradução pela UVigo/Espanha, com bolsa da CAPES. Doutor e Mestre em Letras pela UNESP/Assis. Coordenador do PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. E-mail: chicofleck@yahoo.com.br

Referências

AÍNSA, F. La nueva novela histórica latinoamericana. In. Plural. 240. p. 82-85. México, 1991.

ASSUNÇÃO, M. Nem heróis, nem vilões: Curepas, caboclos, cambás, macaquitos e outras revelações da sangrenta Guerra do Paraguai. Rio de Janeiro: Record, 2012.

DORATIOTO, F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FAUSTINO, M. Águas atávicas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso do Sul, 2013.

FERNÁNDEZ PRIETO, C. Historia y novela: poética de la novela histórica. 2.ed. Barañáin: EUNSA, 2003.

FLECK, G. F. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.

GIL GONZÁLEZ, A. J. Variaciones sobre el relato y la ficción. In. Antrhopos: metaliteratura y metaficción – balance crítico y perspectivas comparadas. Barcelona, n. 208, 2005, p. 9-28.

HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MAESTRI, M. Guerra sem fim: a Tríplice Aliança contra o Paraguai: a campanha ofensiva (1864-1865). Passo Fundo: FCM Ed., 2017.

MÁRQUEZ RODRÍGUES, A. Historia y ficción en la novela venezolana. Caracas: Monte Ávila, 1991.

MENTON, S. La nueva novela histórica de la América Latina: 1979-1992. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

TAUNAY, A. d’E. A retirada da Laguna: episódio da Guerra do Paraguai. Trad. Afonso de E. Taunay. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

de Albuquerque, A. de B., & Fleck, G. F. (2019). O ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO DE MEDIAÇÃO: RESSIGNIFICAÇÃO DE UM EPISÓDIO DA GUERRA GRANDE EM ÁGUAS ATÁVICAS (2013), DE MARCOS FAUSTINO. Inventário, (23.1), 117–136. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29575

Edição

Seção

Artigos