MULTILETRAMENTOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS

Autores

  • Marcelo de Castro

Palavras-chave:

Aulas de Língua Portuguesa, Multiletramentos, Curtas-metragens.

Resumo

A experiência relatada neste texto objetivou aprimorar os usos da leitura e, principalmente, da escrita, numa perspectiva multimodal, por parte dos alunos, a partir da produção de curtas-metragens. A proposta, embasada nos fundamentos teóricos a respeito da Pedagogia dos Multiletramentos, conceito cunhado pelo Grupo de Nova Londres (GNL), ocorreu em aulas de Língua Portuguesa, com alunos que cursavam o 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Belo Horizonte (Minas Gerais). A partir de quatro etapas aplicadas: I- Contextualização da proposta, II. Leitura e escolha dos textos literários, III. Produção textual multimodal, IV. Circulação dos curtas e avaliação, as quais foram detalhadamente descritas e analisadas, foi possível evidenciar a relevância da leitura e da escrita, por meio das múltiplas linguagens, de modo contextualizado, crítico e criativo. Por essa razão, para além do objetivo citado, acredita-se na possibilidade de que este relato de experiência possa guiar professores, principalmente os de língua materna, na concretização de uma prática escolar de produção textual que não se limite à linguagem verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Castro

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais e professor de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Referências

CASTRO, M. Letramentos multissemióticos em aulas de Língua Portuguesa: possibilidades e desafios em uma escola pública de Ouro Preto-MG. 2017. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto (Instituto de Ciências Humanas e Sociais), Mariana, 2017.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London/New York: Routledge, 2006, 359p.

_________. A grammar of multimodality. International Journal of Learning, v. 16, n. 2, p. 361-425, 2009.

DIAS, D. R. Multiletramentos e usos das TDIC: um estudo de caso do IFMG Campus Ouro Preto – MG. 2015. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto (Instituto de Ciências Humanas e Sociais), Mariana, 2015.

GUALBERTO, C. L. Multiletramentos a partir da Gramática do Design Visual: possibilidades e reflexões. Anais do SILEL, v. 3, n. 1. Uberlândia: EDUFU, p. 1-19, 2013.

RIBEIRO, A. E. Retextualização, multimodalidade e mídias no ensino de português. Anais do III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte: CEFET-MG, p. 1-17, 2009.

_________. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, 126p.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, 127p.

_________. Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. UFCE, 15 out. 2013. Entrevista concedida ao sítio eletrônico do GRIM – Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia. Disponível em: <https://bit.ly/2hLsOxL>. Acesso: 03 jan. 2019.

_________. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

_________; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015, 151p.

_________; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, 261p.

SANTOS, M. C. Entre contos e hipercontos: uma proposta de trabalho integrado para o desenvolvimento dos multiletramentos. 194f. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Letras), Belo Horizont

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

de Castro, M. (2019). MULTILETRAMENTOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS. Revista Inventário, (23.2), 319–334. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29537

Edição

Seção

Relatos de experiência