EMOÇÃO, LETRAMENTO CRÍTICO E COMPREENSÃO ORAL DE ESPANHOL NO ENSINO BÁSICO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADE

Autores

  • Mayara Menezes Viana Universidad Complutense de Madrid
  • Tiago Alves Nunes Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Espanhol, Compreensão oral, Letramento crítico, emoção

Resumo

Levando em consideração a dificuldade encontrada por docentes para ligar o desenvolvimento da compreensão oral e as ideias do letramento crítico aliado à emoção no contexto do ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE) no ensino médio, no nosso caso o espanhol, o presente artigo tem por objetivo problematizar o quão importante é desenvolver a compreensão auditiva no âmbito no ensino e aprendizagem de LE, tendo como foco o fomento do letramento crítico bem como o papel da emoção nesse processo. Ademais, este estudo pretende mostrar de que modo uma atividade de compreensão oral pode ser desenvolvida e trabalhada, focando os aspectos teóricos da emoção e do letramento crítico; para tanto, dá-se um exemplo de atividade. Quanto às bases teóricas, ancoramo-nos, nos pressupostos da emoção na aprendizagem (MORA,2017), letramento crítico (BAPTISTA, 2010, 2012; JANKS, 2013; STREET, 2014) e compreensão oral em aula de LE (GIL-TORESANO BERGES, 2004; LYNCH, 1996). Conclui-se que fomentar a habilidade oral é tão importante quanto desenvolver as outras destrezas envolvidas no ensino e aprendizagem de LE; ademais, mostrou-se que é possível produzir atividades auditivas que levem em consideração o aspecto da emoção e que fomentem o letramento crítico. 

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Biografia do Autor

Mayara Menezes Viana, Universidad Complutense de Madrid

Mayara Menezes Viana é mestre em Espanhol como Segunda Língua pela Universidad Complutense de Madrid (2015) onde realizou práticas como professora de espanhol como segunda língua. É graduada em Letras – Espanhol (2013) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem interesse em Linguística Aplicada, na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. E-mail: menezes.viana@gmail.com

Tiago Alves Nunes, Universidade Federal da Bahia

Tiago Alves Nunes é mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará - PPGL/UFC (2016) e graduado em Letras Português/Espanhol pela mesma universidade (2013). É integrante do Grupo de pesquisa "Práticas identitárias, ensino e formação de professores de línguas em contextos de superdiversidade". Atua na área da Linguística Aplicada, na interface 'linguagem e educação' e 'linguagem e sociedade', dedicando-se aos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas; multiletramentos; memória e narrativas. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - PPGLinC-UFBA. E-mail: tiagopark@gmail.com

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Viana, M. M., & Nunes, T. A. (2019). EMOÇÃO, LETRAMENTO CRÍTICO E COMPREENSÃO ORAL DE ESPANHOL NO ENSINO BÁSICO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADE. Revista Inventário, (23.2), 197–216. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29536

Edição

Seção

Artigos