COERÊNCIA EM TEXTO NARRATIVO: UMA INTERFACE ENTRE A PSICOLINGUÍSTICA E PACIENTES PSIQUIÁTRICOS INTERNADOS

Autores

  • Patricia de Andrade Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Caroline Bernardes Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Palavras-chave:

Atividade de Leitura, Psicolinguística, Pacientes Psiquiátricos Internados.

Resumo

Atividades que envolvam a leitura estão intimamente ligadas ao combate às patologias emocionais que atingem as pessoas, já que por meio delas há a contribuição para o bem-estar físico e mental (SEITZ, 2006). Já os textos que possuem sequências narrativas dominantes (ADAM, 2011) podem ser trabalhados com pacientes psiquiátricos internados, pois segundo Onocko-Campos et al. (2013), os textos narrativos estão atrelados à noção de temporalidade, que envolve personagens e enredo, ocorrendo dessa forma a verossimilhança. Por sua vez, a crônica é considerada um gênero de maior aproximação com o leitor, já que possui uma linguagem mais natural e se utiliza do humor (CÂNDIDO, 1992). Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é a elaboração e a análise de uma atividade de leitura do gênero crônica, com foco na compreensão leitora e na consciência textual, no que se refere à coerência – manutenção e progressão temática, sugerida a pacientes psiquiátricos internados. Por meio das percepções da atividade pelo grupo de profissionais de saúde, que atuam na internação, e dos profissionais da Psicolinguística é mostrada a viabilidade, os novos direcionamentos linguísticos e a boa aceitação da atividade sugerida na promoção do bem-estar físico e mental de pacientes psiquiátricos internados. 

 

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Biografia do Autor

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Caroline Bernardes Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Neves, P. de A., Bernardes Borges, C., & Wannmacher Pereira, V. (2019). COERÊNCIA EM TEXTO NARRATIVO: UMA INTERFACE ENTRE A PSICOLINGUÍSTICA E PACIENTES PSIQUIÁTRICOS INTERNADOS. Inventário, (24), 187–206. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29532

Edição

Seção

Artigos