PROPRIEDADE INTELECTUAL: ENSAIO SOBRE O PERCURSO DE UMA PESQUISA

Autores

  • Júlia Souza Cabo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Torquato Neto, Literatura brasileira, Poesia brasileira

Resumo

O presente ensaio debruça-se sobre o processo de pesquisa da obra literária de Torquato Neto, abordando tanto questões do cotidiano da autora como questões teóricas que guiam a relação estabelecida com o objeto de pesquisa. Ao longo do ensaio, os mundos da pesquisa acadêmica e do mundo do trabalho de tradução patentes se cruzam, delineando o campo de possibilidades da escrita e do desenvolvimento de uma tese de doutorado. A partir deste cruzamento, busca-se encontrar uma metodologia que possibilite abordar a obra de um autor que nunca publicou nenhum livro em vida e cuja inserção dentro do campo da literatura de se deu anos após a sua morte. Assim, explora-se como a ideia de incompletude e fracasso podem ser utilizadas dentro de um campo conceitual, ao mesmo tempo em que questões relacionadas à autobiografia, ao percurso de realização de uma pesquisa e à relação que um pesquisador estabelece com seu objeto de pesquisa são examinadas.

Intellectual Property: An essay about a ressearch's pathway

The current essay dwells on Torquato Netos’s literary work research process, addressing issues concerning the author’s daily life as well as the theoretical inquiries that guide the relationship established with the research object.  Throughout the essay, the fields of academic research and the work of translating patent applications cross, establishing the field of possibilities of writing and development of a PhD thesis. From this crossing, it tries to find a methodology that makes it possible to address the work of an author who never published a book during his lifetime and whose inclusion within the literary field happened after his death. Thus, this essay explores how the idea of incompleteness and failure may be used in a conceptual field at the same time that examines issues concerning autobiography, the path of conducting a research and the relationship a researcher establishes with its object.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Souza Cabo, Universidade Federal Fluminense

Júlia Souza Cabo é mestra em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Participa do Núcleo de Estudos Cotemporâneos (NEC) do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense e atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Referências

BARTHES, Roland. A Preparação do Romance V.2. São Paulo: Ed. martins Fontes, 2005a.

BARTHES, Roland. A Preparação do Romance Vol. 1. São Paulo: Ed. martins Fontes, 2005b.

GLEIZER, Luiz. Torquato, “O faroesteiro da cidade verde”. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 de março, 1974. Seção Livro, p.3

NETO, Torquato. Os Últimos dias de Paupéria. São Paulo: Editora Max Limonad Ltda. 1982, 2ª edição.

NETO, Torquato. Torquatália: Do lado de dentro. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2004a

NETO, Torquato. Torquatália: Geléia Geral. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2004b

NETO, Torquato. Torquato Neto: Essencial. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017.

NETO, Torquato. Melhores Poemas de Torquato Neto. São Paulo: Ed. Global, 2018.

SOARES, Carlos Eduardo. Fraturas na realidade ou Apologia ao fracasso: Desvio ou negação da norma e suas poéticas. 2017. 94 F. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Cabo, J. S. (2019). PROPRIEDADE INTELECTUAL: ENSAIO SOBRE O PERCURSO DE UMA PESQUISA. Revista Inventário, (23.1), 275–290. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29530

Edição

Seção

Ensaios