GÊNEROS ORAIS NA ESCOLA: O DIÁLOGO ARGUMENTATIVO COMO MEIO PARA A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO NA SOCIEDADE

Autores

Palavras-chave:

Oralidade, Letramento, Práticas Sociais, Multimodalidade, Argumentação, Diálogo Argumentativo

Resumo

As práticas orais ainda não têm a relevância adequada à sua real importância nas aulas de língua portuguesa. Dessa forma, muitos estudantes finalizam a educação básica sem vivenciar os gêneros orais plenamente nas escolas. Se a educação brasileira, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, tem por uma das suas finalidades desenvolver o educando de forma plena, há a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre o tema proposto porque a oralidade está presente nas mais variadas situações sociais presenciadas, formais ou informais. Ainda que na atualidade a livre expressão escrita nas redes sociais esteja em voga, há a necessidade de esclarecer aos discentes as diferenças de expressões em determinados contextos, pois elas florescem na oralidade dos nossos alunos de forma latente na sala de aula e permeiam sua vida social cotidiana. Como objetivo deste trabalho, buscamos, embasadas em teóricos estudiosos da educação e da linguística, apontar a importância que a oralidade e a argumentação têm na vida do educando para a sua participação na sociedade como um sujeito ativo, crítico e pensante. Também, destacamos a contribuição da nova Base Nacional de Língua Portuguesa, a qual fortalece a presença da oralidade nas possibilidades de participações significativas e críticas nas diversas práticas sociais. A fim de contribuir com os professores de língua portuguesa, apresentamos uma oficina voltada para a prática oral na sala de aula, enfatizando a multimodalidade, com foco no gênero diálogo argumentativo.

 

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Biografia do Autor

Juliana Freitas Aguiar, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Juliana Freitas Aguiar possui graduação em Letras Português/ Litertura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UFC). Atualmente, é professora concursada do Estado do Ceará e cursa mestrado profissional em Letras pelo Programa de Pós- Graduação PROFLETRAS na Universidade Federal do Ceará e tem como área de pesquisa em seu projeto Linguagens e letramentos.

 

Daniely Moreira Coelho da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Daniely Moreira Coelho da Silva possui graduação em Letras Português - Francês pela Universidade Estadual do Ceará e especialização em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atua como professora efetiva de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Atualmente cursa mestrado profissional em Letras pelo Programa de Pós- Graduação PROFLETRAS na Universidade Federal do Ceará e tem como linha de pesquisa em seu projeto a Teoria da Linguagem e Ensino.

 

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Aguiar, J. F., Coelho da Silva, D. M., & Lopes Samico, E. C. (2019). GÊNEROS ORAIS NA ESCOLA: O DIÁLOGO ARGUMENTATIVO COMO MEIO PARA A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO NA SOCIEDADE. Inventário, (23.2), 91–108. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29513

Edição

Seção

Artigos