ANÁLISE A RESPEITO DA ASSEMBLEIA DO BELLO SEXO PUBLICADA NO PERIÓDICO A MARMOTA NA CORTE (1849-1852)

Autores

  • Laura Junqueira de Mello Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Assembleia do Bello Sexo, A Marmota na Corte, Imprensa feminina, Século XIX.

Resumo

Este artigo pretende analisar o periódico A Marmota na Corte (1849-1852), compreendendo-o como um jornal destinado ao público feminino, e que vinha ganhando notoriedade. Ao longo de suas edições foi tornando-se um relevante meio de formação de opinião do bello sexo, com textos escritos em sua maioria por homens, mas também com consideráveis publicações redigidas por mulheres. Em meio a vários artigos, destacamos a publicação intitulada Assembleia do Bello Sexo, datada de 22/01/1850. Trata-se de um artigo muito singular, no qual encontramos um interessante diálogo entre várias mulheres que compunham uma hipotética assembleia, a fim de decidirem qual seria o destino de um marido infiel, que havia se relacionado com uma mulher negra. O objetivo deste trabalho é compreender a representação em torno da noção de traição e o aspecto racial que margeava o juízo de valores daquelas senhoras. Por fim, acreditamos que tais discussões, por mais que não se encontrassem com frequência nas páginas dos jornais, estavam presentes na sociedade oitocentista, e são reveladores de práticas e valores representativos do universo feminino da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Junqueira de Mello Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em história pela Universidade Federal de Juiz de fora, cursando mestrado em história pela mesma instituição. Com estudos focados no século XIX, em especial, nas relações de gênero.

Referências

AZEVEDO, C. M. M. Onda Negra Medo Branco. O negro no Imaginário das Elites Século XIX. São Paulo: Annablume, 2004.

BLAKE, A. V. A. S. Diccionario Bibliographico Brasileiro. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1970.

BUITONI, D. Imprensa Feminina. São Paulo: Ed. Ática, 1986.

DARNTON, R. O beijo de Lamourette. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DUARTE, C. L. Imprensa feminina e feminista no Brasil século XIX. 1.ed. dicionário ilustrado. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008. P. 58.

GRAHAM, S. L. O impasse da escravatura: prostitutas escravas, suas senhoras e a lei brasileira de 1871. Acervo. Revista do Arquivo Nacional-Estudos de gênero, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1-2, p. 53-66, jan./dez. 1996.

MOREL, M. Imprensa e escravidão no século XIX. IN: LUSTOSA, I. (org.). Imprensa, história e literatura. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2008, p. 75-82.

MOREL e BARROS, M. e M. M. de. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DPeA, 2003.

PASAVENTO, S. J. Fronteiras da ficção: diálogos da história com a literatura. Revista de História das Ideias. Vl 21. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2000.

PASAVENTO, S. J. História e História Cultural. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PINTO, L. M. da S. Diccionario da Lingua Brasileira por Luiz Maria da Silva Pinto, natural da Provincia de Goyaz. Lisboa: Typographia de Silva, 1832.

SCOTT, J. Gênero, uma categoria útil para análise histórica. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, vol. 20, n 2, jul/dez. 1995.

SODRÉ, N. W. A História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Junqueira de Mello Reis, L. (2019). ANÁLISE A RESPEITO DA ASSEMBLEIA DO BELLO SEXO PUBLICADA NO PERIÓDICO A MARMOTA NA CORTE (1849-1852). Inventário, (24), 162–175. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29511

Edição

Seção

Artigos