ME NINA: MÁSCARAS NARRATIVAS PERSCRUTADORAS DA MEMÓRIA EM PROSA POÉTICA E EXPERIMENTAL

Autores

  • Beatriz de Jesus Santos Lanziero Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ

Palavras-chave:

Romance contemporâneo experimental, Memória e Rememoração ficcional, Prosa poética, Leitura

Resumo

Esta reflexão objetiva apresentar leitura crítica do romance experimental Me nina, de Gustavo Bernardo. O ensaio levantará algumas questões nascidas no jogo empreendido no ato de ler. Desde o título, a obra provoca estranhamento em decorrência de polissemia desencadeada por homonímia. Na dinâmica da língua oral, estabelece-se coincidência entre o substantivo feminino singular, “menina”, e o pronome oblíquo de primeira pessoa seguido do verbo “ninar” no imperativo, “me nina”. Na escrita, a identidade sonora é suspensa, dado o espaço em branco instaurador do silêncio. Assim, o título anuncia tecido perpassado pela falta, pela ruptura. Nele há investimento no lacunar, no não dito, movimento já desejante de um leitor dos interstícios. Nesse processo, perscrutamos a história dos irmãos Timo, Taman e Talia, em estado de desorientação e incertezas, por meio de narração estilhaçada e melancólica. Sendo assim, encaramos o romance como narrativa de memórias recuperadora da espessura dos instantes e de fragmentos do passado. Partindo dessa consideração, problematizaremos questões relativas à construção da instância narrativa que rememora, à rememoração e à linguagem em que este processo se consubstancia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz de Jesus Santos Lanziero, Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ (Literaturas Africanas). Mestre em Literatura Portuguesa.

Referências

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1992.

BANDEIRA, Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. São Paulo: Círculo do Livro, s.d.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.

BASTOS, Dau. “Me nina”. Orelha da 2ª edição de Me nina. In: BERNARDO, Gustavo. Me nina. São Paulo: Annablume, 2013.

______ “Wolfgang Iser e a ficcionalidade como disposição humana”. In: ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Rio de janeiro: EdUERJ, 2013.

______. “Viva a vanguarda: literatura brasileira contemporânea à luz da ruptura” In: Fórum de Literatura Brasileira I. Rio de Janeiro. UFRJ, Faculdade de Letras: Torre, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica. Arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BERNARDO, Gustavo. Me nina. São Paulo: Annablume, 2013.

______. “O risco da experimentação é resvalar no pedantismo”. Entrevista. In: Fórum de Literatura Brasileira 8. Rio de Janeiro. UFRJ, Faculdade de Letras: Baluarte, 2012.

BOSCO, Francisco. “Roland Barthes, entre o clássico e a vanguarda”. Alea. V.6, n ͦ 1. Rio de Janeiro, jan./jun. 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2004000100004. Acesso em 24 de julho de 2017.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. Ensaios sobre Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BRAITH, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2006.

DURAS, Margueritte. A doença da morte. Rio de Janeiro: Livraria Taurus Editora, 1984.

NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura. “Notas” de literatura e filosofia nos textos da desconstrução. Niterói: EdUFF, 1999.

NOVAES, Adauto (org.). Tempo e memória. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

PAIXÃO, Fernando. “Poema em prosa: problemática (in)definição”. Revista Brasileira. Rio de Janeiro, abril-maio-junho 2013. Ano II, n ͦ 75. Disponível em: www.academia.org.br/revistabrasileira. Acesso em 19 de junho de 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Lanziero, B. de J. S. (2019). ME NINA: MÁSCARAS NARRATIVAS PERSCRUTADORAS DA MEMÓRIA EM PROSA POÉTICA E EXPERIMENTAL. Revista Inventário, (23.1), 255–274. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29458

Edição

Seção

Ensaios