A TEMÁTICA DA PROVA ORAL E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DE APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Jean Carlos da Silva Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Temática, Prova Oral, Espanhol como Língua Estrangeira

Resumo

Dentre as habilidades que devem ser desenvolvidas durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, a produção oral ganha notável destaque, uma vez que capacita o aluno a tornar-se um administrador do seu próprio dizer. Em ambientes de ensino formal, a avaliação dessa habilidade é responsável, muitas vezes, por compor grande parte da nota a ser alcançada. Neste trabalho, discutimos como a temática abordada nas avaliações orais influencia no desempenho dos que estão sendo avaliados. Para tanto, comparamos dois modelos de provas orais que se diferenciavam apenas quanto à temática abordada e apresentamos seus efeitos na nota final e na percepção dos aprendizes. Os resultados indicaram que, quando os alunos discutem sobre temas de seu interesse e que permitem a exposição de um ponto de vista, há uma melhora considerável nos critérios de fluência e adequação.

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Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudante do mestrado em Linguística pela mesma universidade. Integra o grupo Biologia da Linguagem, onde desenvolve pesquisas centradas em neurolinguística e descrição das línguas naturais. Além disso, dedica-se à investigação do processo de aprendizado de espanhol como língua estrangeira e análise de material didático. Bolsista do CNPq.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Gomes, J. C. da S. (2019). A TEMÁTICA DA PROVA ORAL E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DE APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Inventário, (23.2), 335–344. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29346

Edição

Seção

Relatos de experiência