THE TURN OF THE SCREW: A NARRADORA NÃO-CONFIÁVEL DE JAMES

Autores

  • Tiago Cantuario da Silveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Narrador, A Retórica da Ficção, Henry James, Romance Gótico.

Resumo

Os diferentes modos que a figura do narrador foi considerada por autores e críticos literários modificaram o desenvolvimento da literatura historicamente ao desencadear uma predileção por certos modos de narrar e aversão a outros. Ao propor um estudo sobre a figura do narrador em The Turn of the Screw de Henry James (1898), busca-se perceber as estratégias retóricas utilizadas e seus impactos na construção da obra, particularmente no que se relaciona a figura da governanta. A partir das concepções presentes no estudo A Retórica da Ficção de Wayne C. Booth (1980), pretende-se perceber como a desconfiança gerada ao leitor não é decorrente apenas do uso de um narrador autodiegético mas sim, de um conjunto de estratégias retóricas que corroboram para o efeito. Desta maneira, podemos observar como cada obra literária possui suas especificidades   e possibilita modos de interação e construção diferentes, que fogem de classificações e normas prescritas pela crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Cantuario da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Atualmente, aluno do curso de Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, também é especialista em Língua Inglesa e suas literaturas pela Universidade Estácio de Sá e licenciado no curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Já foi aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar e atualmente leciona como professor do ensino médio na instituição SESI. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa e interesse em pesquisa de estudos literários em língua Inglesa.

Referências

REFERÊNCIAS

BOOTH, Wayne C. A Retórica da Ficção. Lisboa-Portugal: Arcádia. Trad. Maria Teresa H. Guerreiro, 1980.

BRONTË, Charlotte. Jane Eyre. New York: Dover Publications, 2002.

JAMES, Henry. A volta do parafuso. Tradução de João Gaspar Simões. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2015

____________. The Turn of the Screw. [S.l.: s.n.], 2008. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/files/209/209-h/209-h.htm>. Acesso em: 30 nov. 2018.

RADCLIFF, Ann. The Mysteries of Udolpho. Ontario: Cambridge, 2001.

REIS, C.; LOPES, A. C. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

WALPOLE, Horace. O Castelo de Otranto. Tradução de Alberto Alexandre Martins. São Paulo: Editora Nova Alexandria Ltda, 1994.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

da Silveira, T. C. (2019). THE TURN OF THE SCREW: A NARRADORA NÃO-CONFIÁVEL DE JAMES. Revista Inventário, (23.1), 13–26. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29198

Edição

Seção

Artigos