ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA EM NARRATIVAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

Palavras-chave:

Literatura brasileira contemporânea, Cinema brasileiro contemporâneo, violência sistêmica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar de que modo se configura a representação da violência no filme Quanto vale ou é por quilo? (2005), dirigido por Sérgio Bianchi, e no romance Estive lá fora (2012), escrito por Ronaldo Correia de Brito, atentando para as escolhas feitas ao investir na construção de narrativas sobre a violência como motor da história nacional e para as implicações dessa escolha para o fazer literário e cinematográfico contemporâneo, entendendo-as como reversões no que se refere ao tratamento dado ao tema.

O objetivo deste trabalho é analisar de que modo se configura a representação da violência no filme Quanto vale ou é por quilo? (2005), dirigido por Sérgio Bianchi, e no romance Estive lá fora (2012), escrito por Ronaldo Correia de Brito, atentando para as escolhas feitas ao investir na construção de narrativas sobre a violência como motor da história nacional e para as implicações dessa escolha para o fazer literário e cinematográfico contemporâneo, entendendo-as como reversões no que se refere ao tratamento dado ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira Lesquives, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009), Mestrado em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012) e Doutorado em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2018). Tem atuação na área de Letras no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica e de Literatura Brasileira e de Leitura e Produção Textual na Educação Superior. Desenvolve pesquisa sobre as representações da violência na produção literária e cinematográfica brasileira contemporânea.


Referências

ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro. Disponível em: . Acesso em julho de 2015.

AGUIRRE, Carlos. Cárcere e sociedade na América Latina, 1800-1940. In. MAIA, Clarissa Nunes; et. al. História das prisões no Brasil. 1. ed. Volume I. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

BRITO, Ronaldo Correia de. Estive lá fora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

CUNHA, Paulo. Militares e anistia no Brasil: um dueto desarmônico. In. TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. (orgs.) O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

DAVIS, Mike. Planeta favela. Tradução de Beatriz Medina. São Paulo: Boitempo, 2006.

FARIAS, Alan de. A indignação de Sérgio Bianchi. Entrevista publicada pela Revista Trópico. s/d. Disponível em: http://www.revistatropico.com.br/tropico/html/textos/3025,1.shl. Acesso em junho de 2017.

GALVÃO, Luíza Lopes. O Criminoso, o Policial e a Vítima no Cinema Brasileiro: a transformação da construção dos personagens desde a década de 60 até os anos 2010 à luz da passagem histórica da norma ao risco. Monografia de conclusão de Graduação em Comunicação da Universidade do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 2014.

HOBSBAWN, Eric. Bandidos. Tradução de Donaldson M. Garschagen. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

IASI, Mauro. Posfácio. In. ZIZEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Tradução Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo, 2014.

MAGRI, Milena Mulatti. Imagens da ditadura militar brasileira em romances de Caio Fernando Abreu, Bernardo Carvalho e Milton Hatoum. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MARTINHO, Mariângela Rodrigues. Estado e coerção: a criminalização da pobreza como forma de controle social. I Congresso Internacional de Política e Serviço Social: Desafios Contemporâneos. Londrina, junho de 2015.

MAZZEO, Antonio Carlos. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

OLIVEIRA, Francisco de. Noiva da Revolução: elegia para uma re(li)gião. São Paulo: Boitempo, 2008.

QUANTO vale ou é por quilo? Brasil, 2005. Direção: Sérgio Bianchi. Produção de Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira.

SAES, Décio. Estado e democracia: ensaios teóricos. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 1998.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SERRA, Carlos Henrique Aguiar; RODRIGUES, Thiago. Estado de direito e punição: a lógica da guerra no Rio de Janeiro. Curitiba: Revista Paranaense de Desenvolvimento. v. 35, n. 126, 2014, p. 91-108.

TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. Apresentação. In. TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

ZAVERUCHA, Jorge. Relações civil-militares: o legado autoritário da Constituição brasileira de 1988. In. TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. (orgs.) O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo: Boitempo, 2010.

ZIZEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Tradução Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo, 2014.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Lesquives, J. O. (2019). ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA EM NARRATIVAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Inventário, (23.1), 211–236. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29131

Edição

Seção

Artigos