A LÍNGUA DE SINAIS ESTABELECENDO UMA INTERSECÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • Wolney Gomes Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
  • Jeremias Barreto Souza União Metropolitana de Educação e Cultura - Unime

Palavras-chave:

LSB, Inclusão. Formação docente

Resumo

Pensar a inclusão de estudantes surdos, seja na escola básica ou no ensino superior, é uma realidade que desafia as instituições e os profissionais da educação. A formação de professores no campo da educação inclusiva prevê o atendimento de demandas específicas que contemplem as características linguísticas desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo objetiva refletir sobre a importância da formação docente no contexto da educação de/para surdos, reconhecendo a relevância da instrumentalidade profissional no campo da comunicação linguística entre estudantes e docentes, viabilizando a intersecção entre o campo da linguagem e as práticas de ensino de matemática para surdos. Desenhando-se a partir de um estudo bibliográfico e com base em uma abordagem qualitativa frente às análises apontadas, o artigo passeia pelas correntes teóricas por uma defesa de políticas linguísticas para o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto língua de instrução para surdos, defesa amparada por Skliar (1998, 2003), Lacerda (2000), Quadros (2003), bem como as discussões que remetem às praticas e formação docente no contexto do paradigma da inclusão, apoiando-se em Mantoam (1997), Jannuzzi (1995), Stainback (1999), dentre outros. Assim, a reflexão proposta remete à defesa de uma educação com práticas bilíngues para os surdos, de modo que, as instituições sejam pensadas a partir do parâmetro linguístico destes estudantes, apresentando melhores possibilidades de construção de estratégias para que o surdo seja visto como sujeito de produção de sentidos.

 

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Biografia do Autor

Wolney Gomes Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Doutor em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Diversidade) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; possui Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (RJ); Especialista em Ciências neurológicas, Deficiências Múltiplas e Surdocegueira pela Universidade Cândido Mendes (MG); possui Licenciatura em Letras pela Universidade Paulista; Bacharel em Comunicação Social Radio e Tv pela UESC. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, ministrando a disciplina Libras; docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI); É intérprete e professor de Libras - Língua Brasileira de Sinais, possuindo certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras/LP e proficiência na docência de Libras, reconhecido e autorizado pelo MEC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Autor do Livro didático - Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Editus) -, e organizador dos livros - Educação e Inclusão: Desafios Possibilidades para a pessoa Surda - e - Educação de Surdos: Formação, Estratégias e Prática Docente. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, comunidade surda, Libras, comunicação e educação de surdos.

Jeremias Barreto Souza, União Metropolitana de Educação e Cultura - Unime

Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Práticas Jurídicas Cível, Trabalhista e Previdenciária pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus - CESUPI (2017). Advogado e Comunicólogo, tendo obtido o grau de Bacharel em Direito pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME (2015) e o grau de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão pela UESC (2011). Atualmente exerce a função de docente no curso de Direito da UNIME (Itabuna), ministrando as seguintes disciplinas: Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Processo e Direito Administrativo. Atua também como Assessor de Imprensa no Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna - SIMPI - BA. Tem experiência na área de Comunicação (assessoria, mídias sociais, TV e jornalismo) e na área jurídica (Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito Administrativo e Direito do Trabalho). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva - GEPEI/UESC.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Almeida, W. G., & Souza, J. B. (2018). A LÍNGUA DE SINAIS ESTABELECENDO UMA INTERSECÇÃO ENTRE A LINGUÍSTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS. Revista Inventário, (22), 1–16. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/28783

Edição

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ARTIGOS EM DESTAQUE