INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE INGLÊS

Autores

  • Márcio Carvalho Alonso Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Globalização, Diversidade, Interculturalidade, Ensino-aprendizagem de Inglês.

Resumo

Vivemos em uma sociedade marcada pela globalização e pela heterogeneidade dos indivíduos. A escola é um ambiente que recebe pessoas com referenciais culturais distintos, e identidades em “formação e transformação contínua” (HALL, 2005), logo precisa estar pronta para proporcionar a essas pessoas a oportunidade de quebra de paradigmas no que diz respeito ao relacionamento com o diferente. Diante disso, partindo de uma perspectiva de educação linguística que contemple “experiências de exploração, de análise, de observação crítica de pessoas, situações e ações” (MENDES, 2004, p. 157), o presente ensaio busca refletir sobre o lugar que o ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira ocupa na empreitada de levar os estudantes a se apropriarem criticamente de uma língua hegemônica, transcenderem o patamar de simples tolerância em relação ao outro, rumo ao questionamento sobre os mecanismos de produção da diferença (SILVA, 2005), e viabilizar o empoderamento de grupos minoritarizados que constituem a sala de aula.

Palavras-chave: Globalização; Diversidade; Interculturalidade, Ensino-aprendizagem de Inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Carvalho Alonso, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura

Referências

ALFRED, G.; BYRAM, M. Becoming an Intercultural Mediator: A Longitudinal Study of Residence Abroad. Journal of Multilingual and Multicultural Development, v. 23, n. 5, p. 339-352, ago. 2002.

CONVERCI, D. Americanization and the planetary spread of ethnic conflict: The

globalization trap. Disponível em:

<http://www.planetagora.org/english/theme4_suj2_note.html>. Acesso em: set. 2016.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad. Izabel Magalhães. Brasília: Ed. UnB,

GIROUX, H. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A, 2006.

KRAMSH, C. Context and culture in language teaching. New York: Oxford University Press, 1993.

KUMARAVADIVELU, B. A Linguística Aplicada na era da Globalização. In: MOITA

LOPES, L. P. da (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola

Editorial, 2008. p. 129-147.

OLIVEIRA, A. P. O desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural no

ensino de inglês como L2. 2007. 237 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto

de Letras da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

PAUWELS, M. Civilisation des États-Unis. Paris: Hachette, 1997.

ROBERTSON, R. The three waves of globalization. New York: Zed Books, 2002.

MENDES, Edleise. Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN)- Uma proposta para

aprender e ensinar línguas no diálogo entre culturas. 2004. 378 f. Tese (Doutorado em

Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de

Campinas, Campinas, 2004.

SANTOS, M. Entrevista: Milton Santos. São Paulo, abr. 2006. Disponível em:

<http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoesanteriores/

entrevista-milton-santos>. Acesso em 15 set. 2016.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T.T.da (Org.). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, [2000] 2006, p. 73-102.

WALSH, C. La interculturalidad en la educación. Ministerio de Educación de Perú, 2005.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Alonso, M. C. (2018). INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE INGLÊS. Revista Inventário, (21), 63–72. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23715

Edição

Seção

Artigos