ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA VOLTADA À PRODUÇÃO ESCRITA

Autores

  • Eva Dos Reis Araújo Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação a Distância, Educação de Surdos, Multimodalidade

Resumo

Este relato apresenta a experiência vivida durante a implementação de um curso na modalidade de Educação a Distância para alunos surdos, com foco na produção escrita da redação do Exame Nacional do Ensino Médio. O referencial teórico conta com estudos das áreas de Educação Bilíngue para surdos, Semiótica Social e Multimodalidade. Para a criação do curso, foram utilizadas as propostas de Souza (2015) e Ferraz (2011), que sugeriram recomendações para a produção de cursos online e de materiais didáticos para surdos, pensando no público-alvo e no Ambiente Virtual de Aprendizagem a ser utilizado. A análise dos recursos utilizados no curso, visando à acessibilidade dos alunos surdos, demonstrou que estes trouxeram benefícios para os alunos, no que diz respeito à compreensão do conteúdo, à utilização da Língua Portuguesa escrita em um contexto real de uso e à realização das atividades propostas. Por meio deste relato de experiência, esperamos contribuir para as pesquisas que tenham como foco a criação de cursos na modalidade de Educação a Distância, sob uma perspectiva bilíngue e multimodal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Dos Reis Araújo Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística Aplicada, pela Faculdade de Letras da UFMG.

Referências

ÂNIMA EDUCAÇÃO. Curso de Formação para a Plataforma Moodle. Módulo 1. S.L.: Grupo Ânima Educação, 2013.

FERRAZ, Janaína de Aquino. A Multimodalidade no Ensino de Português como Segunda Língua: novas perspectivas discursivas críticas. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) – Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Distrito Federal. Disponível em: <<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10401/1/2011_JanainaDeAquinoFerraz.pdf>>. Acesso em: 14 ago. 2017.

FIGUEIREDO, Luciana Cabral; GUARINELLO, Ana Cristina. Literatura infantil e a multimodalidade no contexto de surdez: uma proposta de atuação. Educação Especial, v. 26, n. 45, p. 175-193, jan./abr., 2013. Disponível em: <<http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/4404>>. Acesso em: Acesso em: 14 ago. 2017.

GUALBERTO, Clarice Lage. Multimodalidade em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: uma análise a partir da Semiótica Social e da Gramática do Design Visual. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Letras, 2016, 179 f. Disponível em: <<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-A8KNM8/c_l_gualberto_tese_capa_dura.pdf?sequence=1>>. Acesso em: 14 ago. 2017.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. Londres e Nova York: Routledge, 2001.

PIRES, Vanessa de Oliveira Dagostim. Proposta de inclusão linguística de surdos no ensino superior através da Educação a Distância. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, 01, 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011, p. 01-18. Disponível em: <<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sial/2011/src/24.pdf>>. Acesso em: 14 ago. 2017.

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SILVA, Angela Carrancho da; NEMBRI, Armando Guimarães. Ouvindo o silêncio: surdez, linguagem e educação. Porto Alegre: Mediação: 2008.

SOUZA, Letícia Capelão de. Recomendações para cursos on-line em Língua Portuguesa com foco na integração de alunos surdos. 2015. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte. Disponível em: <<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/MGSS-9XEPEK >>. Acesso em: 14 ago. 2017.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Barbosa, E. D. R. A. (2018). ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA VOLTADA À PRODUÇÃO ESCRITA. Revista Inventário, (22), 169–176. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23610

Edição

Seção

Relatos de experiência