EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA OFICIAL E MATERNA NO ENSINO BÁSICO.

Autores

Palavras-chave:

Língua, Educação, Bilingue, Moçambique

Resumo

A língua portuguesa está em constante crescimento no que tange ao interesse pelo seu aprendizado. Atualmente, é língua oficial de oito países pelo mundo, sendo eles: Angola, Cabo Verde, Guine Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal. Sendo que nesses locais há diferentes configurações linguísticas, como por exemplo, ser língua majoritária em Portugal e Brasil e língua segunda e não majoritária nos países africanos e asiáticos. Nesses dois últimos continentes, muito se discute sobre a necessidade da implementação de uma educação bilíngue para que tanto a língua materna como a língua oficial estejam presentes no dia a dia dos alunos tanto no contexto escolar, bem como nas situações de uso. Nesse aspecto, Moçambique já apresenta uma proposta em seu Plano Curricular Do Ensino Básico para uma educação bilíngue, destacando-se em relação aos demais países africanos lusófonos. Por conta disso, esse artigo centrará sua atenção em refletir como se configura a educação bilíngue em Moçambique e de que modo língua portuguesa e línguas maternas moçambicanas estão presentes na escola no âmbito da educação básica. Para isso, utilizaremos os aportes teóricos que abordem o conceito de língua oficial e nacional, políticas linguísticas, educação bilíngue e o ensino-aprendizagem de línguas em abordagem intercultural.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Soares da Conceicao, L. R. (2018). EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA OFICIAL E MATERNA NO ENSINO BÁSICO. Revista Inventário, (22), 87–98. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23575

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Artigos