CENTRAL DO BRASIL: EVENTOS DE LEITURA E ESCRITA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

  • Edvania Ferreira Bandeira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Carolina de Abreu Peixoto Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Analfabetismo, Letramento, Sociedade, Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo aborda as representações do analfabeto na sociedade brasileira do final do século XX a partir da obra cinematográfica Central do Brasil, de Walter Salles. Para isso, serão necessárias algumas considerações acerca dos conceitos de analfabetismo e letramento a fim de se compreenderem as características gerais da população analfabeta do país e suas necessidades comunicativas em uma sociedade que se baseia prioritariamente em relações letradas e grafocêntricas. Como subsídio à compreensão do momento histórico-cultural em que se insere a trama, apresentamos também um breve apanhado sobre o quadro educacional brasileiro da década de 90, época em que foi lançado o filme e refletimos sobre as relações de poder e autoridade que, permeadas por eventos de leitura e escrita, se estabelecem no meio social. 

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Biografia do Autor

Edvania Ferreira Bandeira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Linguística pelo programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Carolina de Abreu Peixoto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Linguística pelo programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - da Universidade Federal do Ceará - UFC.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Bandeira, E. F., & Peixoto, C. de A. (2018). CENTRAL DO BRASIL: EVENTOS DE LEITURA E ESCRITA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista Inventário, (22), 37–52. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23556

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Seção

Artigos