SAMPLEANDO IDENTIDADES: A LINGUAGEM DO RAP EM CRIOLO E EMICIDA

Autores

  • Alexandre Carvalho Pitta Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

MPB. Criolo. Emicida. Rap. Bricolagem. Canção popular. Sampling.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar as articulações entre concepções da canção popular urbana e a obra musical dos rappers Criolo e Emicida. Para essa abordagem, discutiremos, partindo de amostras de letras de música, a bricolagem como processo que desenvolve uma forma diferenciada de canção, que, nos artistas, está ligada ao gênero musical que os consagrou: o rap. Traçando eixos comparativos entre a bricolagem e o sampling, método que está na base das canções de rap, buscamos compreender como essa dinâmica interfere nas interpretações sobre a canção popular brasileira. As canções dos artistas em estudo selecionadas para este trabalho estão presentes nos álbuns “Ainda há tempo” e “O glorioso retorno de quem nunca esteve aqui”. Verificamos, ao longo da análise teórica, o processo de bricolagem como operador de variados signos que compõem a sociedade brasileira, e isso se evidenciou ao associarmos o cancionista à figura do DJ, que compõe a partir de estilhaços de outras músicas. Atrelado esse processo de recorte e colagem, Criolo e Emicida se colocam no lugar de fala do afrobrasileiro, a partir de uma perspectiva afrodiaspórica, evidenciando, no âmbito da música brasileira, os efeitos de um projeto de modernização no país que trouxe o desenvolvimento às custas do aumento das desigualdades sociais, cujos choques tornam-se evidentes em suas obras.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Pitta, A. C. (2018). SAMPLEANDO IDENTIDADES: A LINGUAGEM DO RAP EM CRIOLO E EMICIDA. Revista Inventário, (22), 119–134. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23550

Edição

Seção

Artigos