Edição Especial sobre o Celpe-Bras

2018-04-19

A Revista Inventário (UFBA-BA, Brasil) está com chamada aberta para submissão de trabalhos para a uma edição especial: Celpe-Bras: história, perspectivas atuais e futuras. Esta edição terá como temática o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), com previsão de publicação em maio de 2019.

Em decorrência de sua abrangência e relevância nos cenários nacional e internacional, o número de pesquisas que investigam o impacto do Celpe-Bras no processo de ensino-aprendizagem de português como língua não-materna, estrangeira e/ou segunda tem crescido exponencialmente e aberto caminhos para reflexões das mais variadas naturezas. Pensando nisso e diante das recentes mudanças no contexto político nacional, assim como em face das transformações socioculturais ocasionadas pelas complexas práticas contemporâneas de uso da língua portuguesa, esta edição especial está aberta a artigos, miniartigos, resenhas e relatos de experiência.

 

1. SEÇÕES DE SUBMISSÃO DO NÚMERO

Neste número não serão publicados trabalhos nas seções Destaque e Ensaio. Dessa forma, segue abaixo as instruções para publicação nas seções específicas.

1.1. Artigos

Neste número, serão publicados artigos que versem sobre as seguintes temáticas:

a) Os postos aplicadores do Celpe-Bras no exterior: desafios e perspectivas;

b) Celpe-Bras e formação (intercultural) de professores;

c) O Celpe-Bras frente à diversidade linguística no Brasil;

d) Celpe-Bras, identidades e trânsito nos espaços lusófonos;

e) Impactos do Celpe-Bras no processo de ensino-aprendizagem de português (língua não-materna, estrangeira e/ou segunda etc.) na contemporaneidade;

f) Implicações do Celpe-Bras para a promoção e difusão do português no mundo;

g) Celpe-Bras e Lei de Migração (Lei 13445/2017 - Brasil);

h) Celpe-Bras e (novas) formas de avaliação em língua estrangeira;

i) Celpe-Bras e os programas de estudante-convênio (PEC-G e PEC-PG): desafios e perspectivas;

j) Reflexos do Celpe-Bras na produção e avaliação de materiais didáticos: resultados de práticas pedagógicas;

l) Celpe-Bras e Caple: semelhanças e diferenças e perspectivas de diálogo.

Receberemos, também, submissões que não tenham relação direta com as temáticas acima pontuadas, desde que envolvam discussão sobre o Celpe-Bras.

Para a seção de Artigos serão aceitos trabalhos de professores, pesquisadores e profissionais com graduação completa, a ser comprovada mediante apresentação de declaração por escrito em língua portuguesa e assinada a próprio punho, informando a universidade de graduação, o curso e o ano de obtenção do título.

1.2. Miniartigos:

Seção destinada exclusivamente para alunos de graduação, mediante aval de um professor orientador. O proponente deverá apresentar comprovação de matrícula e carta de anuência do professor orientador, ambos em língua portuguesa.

1.3. Relatos de Experiência:

Serão aceitos trabalhos de aplicadores e ex-aplicadores de qualquer posto do Celpe-Bras, mediante declaração em língua portuguesa do posto aplicador.

1.4. Resenhas:

Assim como para a sessão de relatos de experiência, não há exigência de titulação mínima para a submissão de resenhas.

 

2. NORMAS E PROCEDIMENTOS

Os proponentes devem estar atentos aos seguintes requisitos:

- Todos os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa. O artigos e miniartigos devem conter um resumo em português e outro em língua estrangeira, conforme Diretrizes para Escrita.

- Prazo para envio: até 20 de junho de 2018.

- Máximo de autores por texto: 5 para artigos, 3 para miniartigos, 2 para resenhas, 2 para relatos de experiência

- Para além das especificações já expostas para este número, os proponentes devem estar atentos às nossas normas de submissão e nossas políticas editoriais

 

3. OBSERVAÇÕES

- Todo o processo editorial da Inventário funciona no Portal de Periódicos da UFBA. Assim, para submeter qualquer trabalho, é necessário fazer login no sistema. Para quem não está cadastrado no portal, é necessário fazer o cadastro.

- A documentação de comprovação nos casos de artigos, miniartigos e relatos de experiência deve ser enviada como documento suplementar, no passo 4 da submissão.

- Para esclarecimento de dúvidas: inventar@ufba.br

 

 

A Editoria