Arte no espaço público
sobre as relações entre as perspectivas artísticas e as expectativas das políticas de desenvolvimento urbano
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v5i1.3568Mots-clés :
Arte pública, Espaço público, Políticas de desenvolvimento urbano, Perspectivas artísticas, Expectativas das políticas de desenvolvimentoRésumé
Com a globalização, agravou-se a crise estrutural pública. Para melhorar a competitividade urbana, as políticas de desenvolvimento local visam a uma melhoria da qualidade de vida das cidades. Nesse contexto, o potencial intrínseco às práticas artísticas é cada vez mais lembrado como estratégia. A arte no espaço público deve contribuir para fortalecer a identidade e o reconhecimento das particularidades das cidades. Pelo menos é isso que desejam os atores envolvidos na esfera política local; também as pesquisas urbanas tendem a discutir a arte pública a partir de pontos de vista racionais e objetivos. Questiona-se aqui, se essa racionalidade objetiva e instrumental seria a mais adequada para a análise da produção artística nos espaços públicos urbanos. Com esse pano de fundo, este artigo busca analisar as práticas e os pontos de vista dos artistas engajados nesse tipo de produção. A partir de entrevistas qualitativas com artistas em duas cidades escocesas, busca-se compreender como as perspectivas artísticas se coadunam ou não com as expectativas colocadas pelas políticas de desenvolvimento urbano. Dessa forma, objetiva-se ampliar a compreensão para a problemática proposta, evidenciando o potencial das práticas artísticas e os efeitos que as obras de arte podem provocar (ou não) no espaço público das cidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).